Reeleito com maioria dos sufrágios, Clodoveu de Arruda, conquistou 51.605 votos. A comemoração aconteceu na Avenida do Arco, com grande mobilização de eleitores e população em geral
Sobral Com 51.605 votos, de um total de 131.417 eleitores, o candidato da coligação PT e PSB, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu), foi o candidato vitorioso à Prefeitura de Sobral. Ele é reconduzido ao cargo ao ser reeleito para o segundo mandato consecutivo. A apuração, que foi encerrada às 20h15, foi precedida de uma grande carreata na Avenida do Arco, principal corredor do município.
Denúncias de aliciamento de eleitores e até a suspensão da transmissão da emissora de rádio, por propaganda irregular, marcaram o dia de eleições nesta cidade. Também disputaram o pleito majoritário os candidatos Francisco José Alves Guimarães (PV), Marco Antônio Barroso (PSDB) e Francisco Osvaldo Aguiar (PSOL).
Um dos momentos mais aguardados foi a presença do governador Cid Gomes. Aos jornalistas, disse que "a polarização do PT e PSB não vai representar numa ruptura da base de sustentação da presidente Dilma. O que está acontecendo em Fortaleza, já era esperado e foi comunicado ao presidente Lula. No caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Recife, em Pernambuco, foram questões pontuais e sem mais impactos para a aliança do governo", declarou.
Cid votou no Colégio Farias Brito, no Centro de Sobral, faltando menos de 30 minutos para o encerramento da votação. Chegou acompanhado do prefeito reeleito Veveu e do ministro dos Portos, Leônidas Cristino. Logo após registrar o seu voto, Cid Gomes disse estar confiante na vitória de Veveu e na disputa do candidato Roberto Cláudio do PSB, na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
De acordo com Cid Gomes, a estratégia ainda seria pensada e se basearia em deixar para a população a escolha entre o candidato que representa a atual gestão municipal de Fortaleza, Elmano de Freitas, e aquele que propõe a uma renovação, Roberto Cláudio.
Multidão
A presença do governador no colégio sobralense foi aguardado por uma multidão. Muitos eleitores aproveitaram a ocasião para tirar fotos ao lado do chefe do Executivo estadual.
A Avenida do Arco, que foi palco para a vitória do candidato de Veveu Arruda, também foi o corredor de último convencimento dos eleitores na noite de sábado. Militantes do candidato Francisco José Alves Guimarães antecederam na mobilização os do atual prefeito.
Ainda no Colégio Farias Brito, votaram, dentre outras autoridades, o ministro Leônidas Cristino, a secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, o bispo diocesano dom Odeli Magri. Leônidas destacou a eleição municipal como uma das mais importantes para a democracia, uma vez que pauta os demais pleitos com agendas parecidas para os candidatos aos cargos proporcionais e majoritários.
Izolda disse que acredita no compromisso maior com a educação, saindo do discurso e partindo mais para a prática. Ele citou a necessidade que os municípios possuem na expansão do ensino infantil e no ensino integral de qualidade. Dom Odeli destacou que é possível conciliar honestidade e política e elogiou instrumentos como o "Ficha Limpa" e o julgamento do mensalão.
Acirramento
Apesar do clima festivo da chegada de Cid Gomes, o clima eleitoral em Sobral foi tenso por quase todo o dia. De sábado até ontem, foram registradas sete prisões, sendo cinco realizadas pela Polícia Federal. As denúncias deram conta de aliciamento de eleitores, transporte irregular, propaganda irregular. Uma prisão efetuada pela Polícia Civil decorreu por desrespeito à lei seca.
Segundo o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, coronel Gilvandro Oliveira, o policiamento em Sobral e para cidades vizinhas, pertencentes à mesma região eleitoral, somou 290 homens e mobilizou 22 viaturas. "Nossa preocupação maior foi Massapê, Groaíras, Pacujá, Mucambo e Forquilha.