A coligação "Juntos por uma Itapipoca para todos" foi formada por 15 partidos políticos, que festejaram a conquista de Dagmauro
Itapipoca A cidade com apenas dois candidatos elegíveis dividiu-se em duas durante os últimos dias de período eleitoral. Com 64,03% dos votos válidos, o novo prefeito de Itapipoca, na zona Norte, será Dr. Dagmauro (PT). Ele fazia oposição à atual gestão, que apoiava candidato Roberto Leite (PMDB), que teve 34,7% dos votos válidos. Houve comparecimento de 83% dos eleitores de Itapipoca.
Outras cidades da região Norte, como Jijoca, Itarema e Acaraú, precisaram de reforço policial no início da noite de ontem, devido o aumento da tensão entre os eleitores. A festa em Itapipoca durou até a madrugada de hoje na Praça da Matriz.
A saúde será a prioridade do futuro prefeito de Itapipoca nos primeiros meses de gestão. Médico, Dagmauro disse que, por conhecer as falhas no serviço público em saúde, reformará o hospital e a ativará os postos de saúde da família. "Temos muitas obras inacabadas, que precisamos retomar. Vamos fazer uma gestão diferente", declarou.
Coligação
A coligação "Juntos por uma Itapipoca para todos" foi formada por 15 partidos. Dr. Dagmauro tem como vice-prefeito Gerardino Azevedo, que também estava como seu coordenador de campanha. A juíza eleitoral Renata Nadyer fez trabalho preventivo junto às coligações para garantir tranquilidade no pleito.
A festa da vitória aconteceu até a madrugada de hoje, na Praça Perilo Teixeira, em frente à Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Nos últimos 90 dias, Itapipoca transformou-se numa cidade de duas cores: vermelha e amarela. A cidade possui duas zonas eleitorais. A sobreposição vermelha deu-se logo na última caminhada, no sábado, com 10Km de veículos contra 5Km da carreata da oposição.
A proximidade entre os horários das duas foi um grande problema. Durante todo o dia de ontem, a Justiça Eleitoral recebeu mais de 20 denúncias de boca de urna e compra de voto. Algumas foram confirmadas. A própria reportagem flagrou boca-de-urna por familiares e militantes de um candidato na única sessão de votação na vila da Praia da Baleia.
Cerca de 100 policiais fizeram o reforço em Itapipoca. De acordo com o coronel Edivar Azevedo, a campanha eleitoral aconteceu dentro da normalidade.
"A nossa maior preocupação se dava nos momentos das carreatas, que aconteciam muito perto uma da outra. Os militantes foram às vias de fato", afirmou o militar.