Veja histórico da campanha e principais propostas dos candidatos.
Do G1 CE
A eleição para a Prefeitura de Fortaleza será decidida em segundo turno entre Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB). Com 100% das urnas apuradas, Elmano de Freitas recebeu 318.262 votos, o que corresponde a 25,44% dos votos válidos (excluindo os brancos e nulos), segundo a Justiça Eleitoral. Roberto Claudio teve 291.740 votos, o equivalente a 23,32%, nas eleições deste domingo (7).
"Durante a campanha, fui vítima de muitos ataques dos adversários, no entanto, eu sempre respeitei os adversários. Agora vamos conversar com todos os candidatos. Não descarto a aliança com o Heitor Férrer, sempre tive respeito por ele, até porque o 12 e o 13 estão pertinhos", afirmou Elmano, se referindo aos números do PT e do PDT, partido de Heitor.
"A população vai fazer uma escolha. Se a população acha que a infraestrutura está boa, que a educação está em boa condições, que está satisfeito com a atual gestão, ela tem um candidato, que é o candidato da continuidade. Mas há outro lado. É possível sonhar uma nova Fortaleza", afirmou Roberto Cláudio, logo após a confirmação de seu nome no segundo turno.
Durante a campanha do primeiro turno, os dois candidatos apareceram lado a lado nas pesquisas eleitorais. Antes da campanha na TV, Moroni Torgan (DEM) era o favorito nas pesquisas, mas, com início da propaganda, o candidato foi para o terceiro lugar e os candidatos do PSB e do PT subiram, ficando tecnicamente empatados no primeiro e segundo lugar.
O candidato do PT acompanhou a apuração no comitê do partido na capital, na Avenida da Univerdade, no Bairro Benfica, enquanto Roberto Claudio permaneceu até o início da noite na casa do pai e depois seguiu para o comitê da campanha, no Bairro Cocó.
Elmano de Freitas é advogado, tem 42 anos e o apoio da atual prefeita, Luizianne Lins. Na campanha com o segundo maior tempo de Fortaleza, o candidato do PT exibiu depoimento do ex-presidente Lula.
Roberto Claudio (PSB) é médico, tem 36 anos e é apoiado pelo governador Cid Gomes. O PSB formou uma coligação de 11 partidos, contando com o maior tempo na propaganda eleitoral.
Veja o resultado completo:
Elmano de Freitas (PT) - 25,44%
Roberto Claudio (PSB) - 23,32%
Heitor Férrer (PDT) - 20,97%
Moroni Torgan (DEM) - 13,75%
Renato Roseno (PSOL) - 11,84%
Marcos Cals (PSDB) - 2,43%
Inácio Arruda (Pc do B) - 1,82%
Francisco Gonzaga (PSTU) - 0,26%
André Ramos (PPL) - 0,15%
Valdeci Cunha (PRTB) - 0% (candidato teve candidatura questionada)