São Paulo, SP, 06 (AFI) - O São Paulo freou a reação do Palmeiras, de Gilson Kleina, e ainda manteve o tabu de não perder para o rival, no Morumbi, há dez anos. Com um futebol de quem quer chegar à LIbertadores, o Tricolor não deu chances ao Verdão e goleou o rival, por 3 a 0, na tarde deste sábado, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Luís Fabiano, duas vezes, e o volante Denilson, com um gol épico, foram os autores dos gols.
Com a vitória, o São Paulo completou o 19º jogo seguido sem derrota para o Palmeiras no Estádio do Morumbi, com 12 vitórias e sete empates. O último revés foi na primeira fase do Torneio Rio-São Paulo de 2002, quando o time do Palestra Itália triunfou por 4 a 2. Além disso, o time cumpriu o objetivo de seguir próximo ao grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. A equipe chegou aos 46 pontos, na quinta colocação, contra 50 do quarto colocado, Vasco.
O Palmeiras, que vinha de três vitórias seguidas, sendo uma delas pela CopaSul-Americana, sofreu a sua primeira derrota sob o comando do técnico Gilson Kleina e segue sob forte ameaça de rebaixamento. A equipe ocupa apenas a 18ª colocação, com 26 pontos, seis a menos do que o Coritiba, a primeira equipe fora da zona de descenso.
Blitz tricolor
O técnico Gilson Kleina provou do próprio veneno nos primeiros minutos. O Palmeiras bateu Figueirense e Ponte Preta, fazendo uma “blitz” logo no início dos jogos, mas desta vez quem teve êxito com a tática foi o São Paulo. Marcando forte a saída de bola e contra-atacando em velocidade, o Tricolor dominou o primeiro tempo.
Antes dos cinco minutos, o time do Morumbi já havia exigido duas grandes defesas do goleiro Bruno. Aos três minutos, Denilson arriscou de fora da área e o arqueiro espalmou. No rebote, o zagueiro Paulo Miranda dominou mal e chutou em cima do camisa 1. Um minuto depois, o atacante Luís Fabiano também teve uma sobra na área, mas mandou em cima do goleiro.
Nos minutos seguintes, o Verdão conseguiu acertar a marcação, mas continuava sem sair do campo de defesa. O Sammpa voltou a assustar somente aos 28 minutos, em jogada individual do meia Lucas. Ele limpou a jogada e arriscou de fora da área, mandando por cima do travessão.
Enfim, os gols
Após muitas tentativas, o São Paulo finalmente chegou ao primeiro gol, aos 35 minutos, em um contragolpe muito bem arquitetado. O meia Jadson lançou Lucas em velocidade, pela esquerda. O garoto invadiu a área, deixou o volante Márcio Araújo no chão e mandou na trave. Na sobra, Luís Fabiano só empurrou a bola que rolava por cima da linha do gol.
O Palmeiras sentiu bastante o gol e passou a ter ainda mais dificuldades para manter a posse de bola. Para desespero da torcida alviverde, o atacante Osvaldo voltou a perder grandes chances, aos 40. Dois minutos depois, porém, o Tricolor fez o segundo. Denilson acertou um “míssil teleguiado”, do meio-campo, acertando o ângulo esquerdo de Bruno. Um golaço!
Artur facilitou
Com os dois gols de vantagem, o São Paulo diminuiu a intensidade de seu jogo na segunda etapa. Com mais cautela, o time da casa tentou esfriar o jogo. No entanto, nem precisou se esforçar. Isso porque aos oito minutos, o lateral-direito Artur recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Palmeiras com um a menos.
Na base da garra, o time palestrino tentou esboçar uma reação e até conseguiu assustar a meta de Rogério Ceni. Porém, a tarde era tricolor. Aos 24 minutos, Paulo Miranda deu uma assistência no melhor estilo Xavi e deixou Luís Fabiano na cara do gol. O Fabuloso encheu o pé, sem chances de defesa para Bruno. Depois disso, foi segurar o ímpeto palmeirense.
Próximos Jogos
Na próxima quarta-feira, às 22 horas, o São Paulo volta a campo para o confronto direto contra o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro. Enquanto isso, o Palmeiras também encara um concorrente, o Coritiba, na quinta-feira, às 21 horas, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. É o primeiro de quatro jogos que o Verdão fará longe de casa, por ter perdido mando de campo. Agência Futebol Interior