Contando com os tropeços de Santa Cruz e Salgueiro, o Paysandu deixou a sétime colocação para invadir o G4 na terceira colocação, com 20 pontos. Já o Treze, emplacou a terceira derrota seguida e enconstou na zona dos rebaixados, com 16 pontos na oitava colocação.
Partida
Como o sistema de criação das jogadas no Paysandu não estavam funcionando nos último jogo, o técnico Lecheva resolveu sacar o atacante Moisés e promover Arisson na dupla de ataque ao lado de Kiros. Nos dez minutos iniciais, o Paysandu priorizou a possa de bola e tentava algumas jogadas ofensivas, principalmente, com Thiago Potiguar. Enquanto isso, o Treze manteve o time mais defensivo e estudava demais o adversário antes de atacar.
Aos 15 minutos, o setor ofensivo do Paysandu funcionou como deve funcionar. Bola esticada para o Alex Gaibu pela lateral. O jogador correu até a linha de fundo e cruzou na área. Kiros desviou de cabeça para abrir o placar e marcar seu quarto gol na competição. Com esse resultado, o Papão garantia uma vaga no G4, na terceira colocação, com 20 pontos, além de encerrar o jejum de sete jogos sem vitórias.
Depois do gol, o Paysandu não relaxou e manteve a postura ofensiva. Bem na partida, o meia Thiago Potiguar participava de praticamente todas as jogadas de ataque do Papão, faltando apenas a conclusão das jogadas. Sem demonstrar grandes ameaças, o Treze sofreu a primeira alteração logo no primeiro tempo, com Cristian entrando no lugar de Assis, porém nada aumentou a objetividade do time na troca de passes.
Pela superioridade, o Paysandu ampliou o marcador antes do apito final. Thiago Potiguar puxou o ataque pela esquerda e cruzou rasteiro na área. Mais uma vez, Kiros apareceu livre de marcação e chutou forte para o fundo das redes: 2 a 0.
Segundo tempo
Depois da lentidão na primeira etapa, o Treze voltou com uma postura mais audaciosa. Logo aos 3 minutos, Aderlan puxou o ataque para o Galo e cruzou na área. Julio Zamboto apareceu livre para diminuir a desvantagem. Apesar do gol, o Paysandu não se abalou e logo retomou a posse da bola.
Depois que Thiago Potiguar arriscou uma pancada de gola distancia defendida por Carlos Luna, o meia do Treze, Cristian, respondeu no mesmo estilo, mas a bola saiu fraca e facilitou a defesa do goleiro João Ricardo. Com sentimento de 'missão cumprida', o atacante Kiros deu lugar para a entrada do também atacante Rafael Oliveira, por opção do técnico do Paysandu, Lecheva.
Pelo jeito o treinador acertou na mosca. Rafael Oliveira entrou e incendiou a partida. Depois de testar a pontaria com alguns chutes de longa distância, o jogador fechou o placar da partida. Depois de receber bom passe de Moisés, que entrou no lugar de Thiago Potiguar, Rafael Oliveira recebeu e mandou colocado sem chances de defesa para o goleiro Carlos Luna.
Quando os torcedores já se contentavam com o resultado, o Paysandu escaldou o Galo de vez. Pela postura ofensiva, o Treze manteve a superioridade e transformou a vitória em goleada por 5 a 1, com Moisés aos 43 e Rafael Oliveira marcando o segundo dele na partida.
Próximos jogos
Tentando se firmar no G4, o Paysandu encara o Cuiabá, no próximo domingo, às 16h, no Estádio Dutrinha, em Cuiabá-MT, pela 16ª rodada. Enquanto isso, o Treze busca a reabilitação contra o Guarany, também no domingo, ás 16h30, no Estádio do Junco, em Sobral.
Agência Futebol Interior