Rio de Janeiro, RJ, 06 (AFI) - O título brasileiro de 2012 parece estar cada vez mais próximo das laranjeiras. Mesmo sem exibir um grande futebol, o Tricolor mais uma vez mostrou eficiência no ataque e na defesa para bater o Botafogo, por 1 a 0, neste sábado, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi anotado pelo atacante Fred, que marcou seu 14º gol e assumiu a artilharia ao lado de Bruno Mineiro, da Portuguesa.
Cada vez mais perto do título, o Tricolor manteve seis pontos de vantagem sobre o vice-líder do Brasileirão: tem 62 contra 56 do Atlético-MG, que também ganhou na 28ª rodada. Esta foi a terceira vitória do time na competição. Já o Bota, estacionado nos 40 pontos, ficou mais longe de sua meta: a de se classificar para a Libertadores de 2013. Agora, a distância para o Vasco, o quarto colocado, é de dez pontos.
O jogos
Na única oportunidade que teve em todo o jogo, Fred aproveitou passe de Wellington Nem e deslocou a bola do goleiro Jefferson para garantir a vitória do Fluminense no clássico. "Não tem essa de entrar na euforia da torcida. Falta muita coisa e agora é pensar no Bahia (com quem o time joga na quarta-feira, fora de casa)", declarou o artilheiro.
Fred poderia dividir parte da responsabilidade por mais três pontos com Diego Cavalieri. O goleiro menos vazado do Brasileirão foi muito importante para o time do Fluminense no início do jogo. Nos oito minutos iniciais, ele evitou o gol do Botafogo três vezes, sempre com defesas difíceis.
Seedorf mais uma vez teve uma boa atuação. Ele foi o mais lúcido e talentoso jogador botafoguense. Dos pés dele, surgiram grandes chances de gol para o Botafogo. Algumas desperdiçadas por Elkeson, com a participação direta de Diego Cavalieri, que vem sendo decisivo para o Fluminense com suas defesas.
No decorrer do segundo tempo, o empate parecia mais provável. Mas o até então "apagado" Fred percebeu a hora correta de avançar pelo meio quando Wellington Nem arrancava pela direita. No cruzamento perfeito do companheiro, o artilheiro fez a diferença: 1 a 0, aos 27 minutos. Na semana passada, o Fluminense já havia derrotado outro rival, o Flamengo. Assim, sem tropeços mesmo nos jogos mais difíceis, segue como favorito à conquista do título do Brasileirão.
Próximos Jogos
Na próxima quarta-feira, às 19h30, o Fluminense volta a campo para enfrentar o Bahia, no Estádio Pituaçu, em Salvador. Enquanto isso, o Botafogo recebe o Santos, no mesmo dia e horário, no mesmo Engenhão, no Rio de Janeiro. Agência Estado