Foram ouvidas 1.106 pessoas na cidade do Recife.
O Ibope divulgou, neste sábado (6), a sexta pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura do Recife.
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de Pernambuco".
Segundo o Ibope, a "eleição no Recife pode ser decidida no primeiro turno".
Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:
Geraldo Julio (PSB) - 54% dos votos válidos
Daniel Coelho (PSDB) - 23%
Humberto Costa (PT) – 18%
Mendonça (DEM) - 4%
Roberto Numeriano (PCB) - 1%
Douglas Sampaio (PRTB) - 0%
Edna Costa (PPL) - 0%
Jair Pedro (PSTU) - 0%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 6 de outubro de 2012. Foram entrevistadas 1.106 pessoas na cidade do Recife. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), sob o número PE-00266/ 2012.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Geraldo Julio (PSB) - 47% das intenções de voto
Daniel Coelho (PSDB) - 21%
Humberto Costa (PT) - 16%
Mendonça (DEM) - 4%
Douglas Sampaio (PRTB) - 0%
Edna Costa (PPL) - 0%
Jair Pedro (PSTU) - 0%
Roberto Numeriano (PCB) - 0%
Branco/nulo - 8%
Não sabe/não respondeu - 4%
Pesquisas anteriores
O primeiro levantamento do Ibope foi divulgado em 16 de julho e registrou os seguintes resultados: Humberto, 40%; Mendonça, 20%; Daniel Coelho, 9%; Geraldo Julio, 5%; Esteves Jacinto 2%; Jair Pedro, 1%; Edna Costa, 1%; Roberto Numeriano não tinha pontuado.
A segunda pesquisa do Ibope foi divulgada em 3 de agosto. Nela, apareciam: Humberto, 35%; Mendonça, 20%; Geraldo Julio, 12%; Daniel Coelho, 7%; Esteves Jacinto 1%; Edna Costa, 1%; Roberto Numeriano , 1%; Jair Pedro não tinha pontuado.
A terceira pesquisa do Ibope foi divulgada em 16 de agosto e registrou os seguintes percentuais: Humberto, 32%; Mendonça, 16%; Geraldo Julio, 16%; Daniel Coelho, 10%; Esteves Jacinto, 2%; Edna Costa, 1%; Roberto Numeriano, 1%; Jair Pedro não tinha pontuado.
A quarta rodada do Ibope saiu no dia 3 de setembro. Foi nela que Geraldo Julio (PSB) apareceu pela primeira vez à frente do senador Humberto Costa: Geraldo, 33%; Humberto, 25%; Daniel Coelho, 15%; e Mendonça , 8%. Três candidatos apareciam com 1% das intenções: Esteves Jacinto, Edna Costa e Roberto Numeriano. Jair Pedro (PSTU) não pontuou.
A quinta pesquisa do Ibope foi divulgada no dia 23 de setembro e apresentou os seguintes números: Geraldo Julio em primeiro com 39%; Daniel Coelho apareceu na segunda posição com 24%, enquanto Humberto Costa passou para a terceira posição com 16%. Mendonça teve 4%; Edna Costa, 1%; Roberto Numeriano e Jair Pedro não pontuaram. Branco/nulo foi a resposta de 9% dos entrevistados e não sabe, 6%. A pesquisa foi registrada antes da mudança de candidatos do PRTB.
Rejeição
Na sexta pesquisa Ibope, os eleitores também foram consultados sobre em que candidato não votariam de jeito nenhum. As respostas foram: Humberto Costa, 37%; Mendonça, 30%; Edna Costa, 28%; Jair Pedro, 28%; Douglas Sampaio, 20%; Roberto Numeriano, 20%; Daniel Coelho, 18%; Geraldo Julio, 14%; "poderia votar em todos" foi a resposta de 6% das pessoas e 6% não sabem ou não responderam.
Segundo turno
O Ibope testou três cenários para o segundo turno. Em um confronto entre PSB e PSDB, Geraldo Julio teria 56% das intenções, enquanto Daniel Coelho ficaria com 31% dos votos. Se a disputa fosse entre PSDB e PT, Daniel Coelho teria 50% dos votos e Humberto, 30%. Por fim, se a decisão ficasse entre o PSB e o PT, Geraldo Julio teria 61% dos votos e Humberto Costa, 23%.