Ipatinga, MG, 05 (AFI) – O Guarani conquistou um bom resultado na noite desta sexta-feira ao empatar com o Ipatinga, por 0 a 0, no Estádio Ipatingão, em Ipatinga, pela 28ª rodada do Brasileiro da Série B. Com o resultado o Ipatinga foi a 18 pontos, mas seguiu na lanterna da competição ficando cada vez mais perto da Série C em 2013.
O Guarani, apesar de ter somado um ponto, foi a 37 pontos, caiu uma posição na classificação geral, ficando agora na 12ª posição. O resultado acabou sendo justo pelo futebol apresentado pelas equipes, já que no primeiro tempo só deu o time da casa, enquanto que no segundo o Guarani foi muito superior.
O jogo
A partida já começou de forma errada. Os maqueiros e gandulas que trabalham no Ipatingão estão em greve por falta de pagamento e não apareceram para trabalhar. Para piorar a situação, entre os poucos que foram pegos na hora, existiam menores de 14 anos trabalhando, ferindo o estatuto da criança. Além disso, os bombeiros que deveriam estar no estádio, saíram para atender uma ocorrência na estrada e não estavam no Ipatingão. Mas, depois da bola rolar, apareceram maqueiros, ambulância na parte externa do estádio e os gandulas menores foram retirados do campo.
Com a bola rolando a primeira chance da partida foi do time mineiro. Aos 10 minutos Léo tentou o chute forte da intermediária e a bola desviou na zaga. O goleiro Emerson caia para o lado esquerdo e a bola foi para o direito assustando o torcedor bugrino.
Mostrando mais vontade, o Ipatinga chegou novamente com perigo aos 13 minutos. O árbitro Edivaldo Elias da Silva marcou uma penalidade máxima não existente depois de disputa de bola entre Léo e Rodrigo Arroz dentro da área. Bruno Batata bateu no canto esquerdo, mas Emerson foi bem para o lance e fez a defesa salvando o Bugre.
Aos 17 minutos o time mineiro chegou de novo. Bruno Batata foi lançado pela direita e na frente de Emerson soltou o pé. Mas o goleiro do Braga fez outra grande defesa evitando o primeiro do jogo. Mais um minuto se passou e Léo caiu na área pedindo outra penalidade, desta vez não marcada pela arbitragem.
Demorou para chegar
O Guarani só chegou ao gol do Ipatinga aos 33 minutos. Clebinho fez a jogada pela esquerda e rolou para Ronaldo. O atacante ajeitou a bola e bateu forte a meia altura buscando o canto direito de Helton Leite. Porém, o goleiro caiu e fez a defesa. Mas, no minuto seguinte Leandro Brasília escapou pela direita e cruzou rasteiro. Bruno Batata estava sozinho no segundo pau, mas não com seguiu tocar desperdiçando chance incrível para o time mineiro.
O Ipatinga dominava e aos 37 perdeu outro gol incrível. Desta vez Gedeílson fez grande jogada pela direita e rolou para Bruno Batata que, sozinho, dentro da grande área e na cara de Emerson, bateu de perna esquerda jogando por cima do gol desperdiçando outra chance de ouro. Foi a última chance da etapa que terminou sem abertura de contagem.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram para a segunda etapa com alterações. No Guarani saiu Rafael Costa para a entrada de Dener. No Ipatinga saiu Bruno Batata e Douglas entrou em seu lugar. O jogo recomeçou e pouca coisa mudou em campo. O Ipatinga seguiu melhor e nos primeiros 10 minutos foi o time que mais tentou, porém, sem mira na pontaria.
O Guarani chegou com perigo aos 12 minutos e quase abriu o marcador depois de uma falha de Helton Leite. Fábio Bahia tentou da intermediária e soltou um verdadeiro pombo sem asa, mas o goleiro se atrapalhou e espalmou de forma estranha. A bola sobrou para Osiel, mas quando se preparou para cruzar deixou ela sair pela linha de fundo.
O lance acordou os bugrinos e aos 18 minutos o time perdeu um golinacreditável. Oziel escapou pela direita e cruzou rasteiro para Ronaldo que fechava pelo meio. O atacante tentou se jogar na direção da bola, mas não conseguiu tocar deixando ela passar perdendo o gol.
Mesmo levando vantagem naquele momento da partida, aos 22 minutos o técnico Vadão fez duas alterações. De uma vez tirou Clebinho e Ronaldo para colocar Fumagali e Robinho. As alterações funcionaram e o Bugre seguiu melhor em campo. Aos 30 minutos Fumagali foi lançado e na cara de Helton Leite tentou o toque. O goleiro fez grande defesa e mandou para escanteio. Na cobrança Douglas tocou contra o patrimônio e Eron tocou para escanteio.
O Bugre seguiu pressionando e aos 38 minutos quase abriu o marcador. Oziel bateu escanteio da direita e Rodrigo Arroz usou a cabeça para mandar um foguete na trave esquerda e Helton Leite. Na sequência a zaga aliviou o perigo mandando a bola para longe.
Próximos jogos
O Ipatinga vai até a cidade de Barueri na terça-feira, dia 9, às 21 horas, para enfrentar o Grêmio Barueri na Arena Barueri, pela 29ª rodada da Série B. O Guarani recebe em seus domínios, mas na sexta-feira, 12, às 21 horas, o Bragantino, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Agência Futebol Interior