Roseno aparece com 9%, Inácio Arruda e Cals, com 3%, cada um.
O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (3), a sexta pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza neste ano.
A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares.
A pesquisa estimulada aponta Roberto Claudio (PSB) com 25% das intenções de voto. Em relação a pesquisa anterior, Roberto Claudio permaneceu com 25%, Elmano de Freitas, saiu de 21% para 23%, e Moroni Torgan, de 19% para 15%.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Roberto Claudio (PSB) - 25% das intenções de voto
Elmano de Freitas (PT) - 23%
Moroni Torgan (DEM) - 15%
Heitor Férrer (PDT) - 13%
Renato Roseno (PSOL) - 9%
Inácio Arruda (PC do B) - 3%
Marcos Cals (PSDB) - 3%
Francisco Gonzaga (PSTU) - 1%
Valdeci Cunha (PRTB) - não pontuou
André Ramos (PPL) - não pontuou
Brancos e nulos - 5%
Não sabem, não responderam - 3%
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2012. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade de Fortaleza. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), sob o número 0178/2012.
Pesquisas anteriores
A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 30 de julho e registrou os seguintes resultados: Moroni Torgan (DEM), 32%; Inácio Arruda (PC do B), 15%; Heitor Férrer (PDT), 11%; Renato Roseno (PSOL), 10%; Roberto Claudio (PSB), 8%; Marcos Cals (PSDB), 6%; Elmano de Freitas (PT), 4%; Francisco Gonzaga (PSTU), 1%; Valdeci Cunha (PRTB), 1%; e André Ramos (PPL), 0%.
A segunda pesquisa do Ibope foi divulgada em 13 de agosto e registrou os seguintes resultados: Moroni Torgan (DEM), 31%; Roberto Claudio (PSB), 8%; Elmano de Freitas (PT), 6%; Heitor Férrer (PDT), 12%; Inácio Arruda (PCdoB), 13%; Renato Roseno (PSOL), 8%; Marcos Cals (PSDB) , 6%; Francisco Gonzaga (PSTU), 1%; Valdeci Cunha (PRTB), 0%; e André Ramos (PPL), 0%.
A terceira pesquisa do Ibope foi divulgada em 30 de agosto e registrou os seguintes resultados: Moroni Torgan (DEM), 24%; Roberto Claudio (PSB), 16%; Elmano de Freitas (PT), 14%; Heitor Férrer (PDT), 12%; Inácio Arruda (PC do B), 10%; Renato Roseno (PSOL), 7%; Marcos Cals (PSDB) , 5%; Francisco Gonzaga (PSTU), 1%; Valdeci Cunha (PRTB), 0%; e André Ramos (PPL), 0%.
A quarta pesquisa do Ibope foi divulgada em 13 de setembro e registrou os seguintes resultados: Moroni Torgan (DEM), 23%; Elmano de Freitas (PT), 19%; Roberto Claudio (PSB), 18%; Heitor Férrer (PDT), 13%; Renato Roseno (PSOL), 7%; Inácio Arruda (PC do B), 6%; Marcos Cals (PSDB), 4%; Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuou. Valdeci Cunha (PRTB) não pontuou. André Ramos (PPL) não foi citado. Brancos e nulos, 4%; Não sabem, não responderam, 5%.
A quinta pesquisa do Ibope foi divulgada em 27 de setembro e registrou os seguintes resultados: Roberto Claudio (PSB), 25%; Elmano de Freitas (PT), 21%; Moroni Torgan (DEM), 19%; Heitor Férrer (PDT), 11%; Renato Roseno (PSOL), 7%; Inácio Arruda (PC do B), 6%; Marcos Cals (PSDB), 3%; Francisco Gonzaga (PSTU), Valdeci Cunha (PRTB) e André Ramos (PPL) não pontuaram. Brancos e nulos, 5%; Não sabem, não responderam, 3%.
Segundo turno
O Ibope simulou seis possíveis cenários para o segundo turno em Fortaleza. Em um enfrentamento entre Roberto Claudio e Elmano de Freitas, o candidato do PSB tem 43% e o do PT, 38%. Em um segundo turno com Roberto Claudio e Moroni Torgan, o candidato do PSB tem 52% e o do DEM, 28%.
Em uma disputa entre Roberto Claudio e Heitor Férrer, o candidato do PSB tem 50% e o do PDT, 35%. Na simulação entre Elmano de Freitas e Moroni Torgan, o candidato do PT tem 50% e o do DEM, 33%; entre Elmano de Freitas e Heitor Férrer, o candidato do PT tem 47% e o do PDT, 38%; entre Heitor Férrer e Moroni Torgan, o candidato do PDT tem 49% e o do DEM, 36%.
Rejeição
O Ibope também perguntou em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum. O candidato com maior rejeição é Moroni Torgan, com 33%, seguido por Elmano de Freitas, com 24%. Francisco Gonzaga, 20%; Roberto Claudio e Inácio Arruda têm 18% de rejeição cada. André Ramos, Marcos Cals e Valdeci Cunha têm 14%; Renato Roseno e Heitor Férrer, 9%.