Canindé Hoje é dia de São Francisco, o padroeiro deste Município, o mais franciscano do Estado. Em comemoração à data, acontecem festa, missas e orações. Porém, a tradicional romaria será realizada somente no período de 10 a 20 próximos, devido às eleições no dia 7.
Na sala dos ex-votos, romeira deposita vestes franciscanas no pagamento de graça alcançada.
"No dia de São Francisco/ é tão grande a multidão/ Canindé fica pequenino/ Canindé é oração/ vai passando a romaria/ segue a procissão". O trecho da música "Miscigenação", do compositor Jota Batista, retrata muito bem o amor que o povo nordestino deposita no padroeiro.
A devoção ao patrono da ecologia, da paz e dos pobres começou em 1758. Ontem, a cidade ficou tomada de romeiros e até de candidatos, que vieram pedir graças para a vitória do pleito deste ano. A Basílica de São Francisco vêm recebendo visitas de políticos, cabos eleitorais e eleitores que chegam ao santuário para pedir proteção no pleito do próximo domingo. É fácil encontrar simpatizantes que exibem a foto dos seus candidatos em camisas e bonés.
Canindé já vive o clima de festa e devoção. Mesmo com a mudança da data da romaria por conta das eleições, os dois abrigos mantidos pela paróquia continuam lotados. Na Basílica de São Francisco, que passou por uma ampla reforma, a movimentação é intensa. Quem chega, elogia a infraestrutura da paróquia.
"Aqui em Canindé, os padres têm um respeito muito grande por nós, romeiros. Sempre nos recebem com carinho", ressalta o devoto Francisco das Chagas, que visita a cidade pela quinta vez vindo de Buriti dos Alves (PI).
O comércio já registra grande movimentação de visitantes. Na Praça Thomaz Barbosa, os vendedores ambulantes comemoram o aumento nas vendas. "A romaria é o nosso inverno´´, compara o vendedor Chagas Camelo, que tem banca ao lado da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Infraestrutura
A 254ª Festa de São Francisco das Chagas de Canindé têm início na madrugada do dia próximo dia 10. As celebrações em homenagem ao padroeiro da cidade acontecem no maior santuário franciscano das Américas.
Para o pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos, é grande responsabilidade estar à frente da coordenação da festa e recepção dos romeiros. "É muita responsabilidade estar conduzindo, assumindo e orientando uma festa de tantos romeiros. Mas nós estamos preparados", disse frei João Amilton.
De acordo com o frade, no Abrigo São Francisco foram construídos um conjunto de 36 banheiros que dispõem de chuveiros e sanitários, sendo que dois deles estão reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Além disso, uma cozinha comunitária está instalada com depósito de utensílios e de material de limpeza. Foram instaladas caixas d´água para evitar desabastecimento. "São 147 metros quadrados de área construídos, que proporcionarão mais conforto, higiene e bem estar para os romeiros", frisou o frei.
Mais informações:
Basílica de São Francisco das Chagas - Município de Canindé
Telefones:(85) 3343.0017
3343.0447, 3343.0774
ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR