Ataque é represália à morte de civis turcos após disparos do território sírio
Da France Presse
Fumaça se ergue durante bombardeio em Akçakale, na Turquia, nesta quarta-feira (3), quando cinco civis morreram
Vários soldados sírios morreram na madrugada desta quinta-feira (4) devido ao bombardeio da artilharia turca contra a região de Rasm al-Ghazal, próxima à cidade de Tall al Abyad, na fronteira entre Síria e Turquia, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
O Exército turco bombardeou posições sírias durante a madrugada e retomou o ataque na manhã desta quinta-feira em represália à morte de cinco civis em um povoado na Turquia por disparos provenientes do território sírio.
Baterias da artilharia turca baseadas em Akçakale, na zona da fronteira, castigaram a região diante do posto de fronteira de Tall al Abyad, recente palco de combates entre tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, e rebeldes do Exército Sírio Livre.
A Turquia já havia bombardeado na quarta-feira (3) alvos sírios para responder aos disparos de artilharia da Síria que mataram cinco civis na região da fronteira comum, em um incidente que a ONU e os aliados de Ancara atribuem ao regime em Damasco.
Esta escalada entre os dois países vizinhos teve início na tarde de quarta-feira, quando vários disparos de artilharia atingiram Akçakale, matando cinco civis e ferindo outros dez, segundo o governador da província de Sanliurfa, Celalettin Guvenc.