Crato Com cerca de 40 lojas que prestam serviços e vendem produtos de informática, no Cariri, esse segmento vem se mantendo estável nos últimos dois anos. Entretanto, a chegada e instalação de grandes redes varejistas, que revendem esses produtos, afetou a saída das mercadorias nos estabelecimentos especializados. Na região, as vendas dos equipamentos são maiores entre setembro e dezembro, quando as empresas atingem os limites de isenção de uso de máquinas, orientados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Lojas de informática apostam na qualidade e na variedade dos equipamentos para garantir uma boa atuação no mercado.
Além do período natalino, em que a economia é aquecida pela entrada do 13º salário, neste período, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), há uma ampliação de 10% das negociações. Neste ano, os comerciantes esperam manter a porcentagem.
Próximo de completar 13 anos de atuação, uma das casas comerciais mais antigas do setor é a World Micro Informática, no Centro de Juazeiro do Norte. Além dos serviços e produtos de informática, a loja oferece automação comercial, que inclui impressoras fiscais e de cheques, leitores de códigos de barras, gavetas automáticas de caixas, autenticadores, balanças e softwares para gestão de empresas, hospitais, saúde pública, entidades e construtoras.
Referência
Outro estabelecimento de referência é a recém-inaugurada Ibyte, que atua em todo o Nordeste. No Ceará, já são sete lojas. Desde junho, a empresa está instalada no Cariri Garden Shopping, disponibilizando um grande mix de tecnologia.
Na área de automação comercial, a Bematech, que é uma marca paranaense, domina o comércio. Sozinha, detêm 80% das vendas. Já na computação doméstica, a N3 computadores divide uma fatia significativa, concorrendo com a HP e Ibyte. O diferencial da marca, que entrou para o gosto dos caririenses há cinco anos, é a confiabilidade.
No estoque da World Micro Informativa estão mercadorias de fornecedores de todo o Brasil, principalmente, de São Paulo, Paraná, Pernambuco e Ceará.
A loja tem como destaque a qualidade e confiabilidade dos produtos e serviços ofertados, tanto, que até hoje, nenhum cliente precisou acionar a Defesa do Consumidor (Decon), atitude muito comum entre os consumidores dessa área. O estabelecimento disponibiliza itens com preços variados, desde um simples pendrive, que custa R$25, até servidores de redes dedicados, que chegam a R$ 40 mil.
Empresários já enxergam possibilidades de crescimento para os próximos anos. Mas, segundo eles, no momento, o importante é o associativismo. "Precisamos reforçar a imagem da venda nas lojas especializadas", disse o diretor comercial Michel Araújo.
Para que hajam ações de compra e marketing coletivas, a expectativa é que, até janeiro de 2013, o Sebrae forme uma grande rede entre os comerciantes regionais especializados em informática. O objetivo é diminuir os custos e ampliar a concorrência com as lojas varejistas.
Mais informações:
World microinformática
Rua São Pedro-1287
(88) 3512.1111; Ibyte, Cariri Garden Shopping, Av.Padre Cícero,2555 - Juazeiro do Norte
YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER