Agora é oficial: o Campeonato Cearense de 2013 terá duas fases, uma com nove times e outra com oito. Ceará e Fortaleza, que disputarão a Copa do Nordeste durante a fase inicial, só entram na segunda, quando juntam-se aos seis melhores colocados para disputar o título. O Estadual do ano que vem tem previsão para começar em 6 de janeiro e a segunda partida da grande final está prevista para 19 de maio. Enquanto isso, a Copa do Nordeste ocorrerá entre 20 de janeiro e 17 março. A fórmula foi decidida ontem, em reunião entre os representantes dos times e a Federação Cearense de Futebol.
Apesar de não contar com os grandes na primeira fase, a fórmula do Cearense 2013 é, de certa forma, mais democrática. De início, os outros nove clubes jogam entre si em dois turnos. O melhor colocado ao final desta fase leva dois pontos para a fase final e ainda garante uma das três vagas do Estado na Copa do Brasil de 2014. O segundo melhor avança com um ponto para a etapa seguinte. Outros quatro passam de fase, mas sem benefício algum, totalizando seis times. Quanto à primeira fase, o Ferroviário foi o único que não gostou da ausência dos grandes, alegando estar neles a principal esperança de público e renda nos jogos do certame.
Ao lado de Ceará e Fortaleza, os seis remanescentes participarão de um octogonal similar ao da primeira fase, com jogos de turno e returno. Ao término da 14ª rodada, os quatro melhores avançam para as semifinais (1º contra 4º e 2º contra 3º), também disputadas em ida e volta, assim como a grande decisão. Os times que avançarem à final asseguram as vagas do Estado na Copa do Nordeste de 2014 e o grande campeão também irá para a Copa do Brasil, assim como o líder da primeira fase. A terceira vaga cearense no torneio nacional sairá, como atualmente, da Taça Fares Lopes.
Por fim, o rebaixamento. A peculiaridade da próxima edição do Cearense é que Ceará e Fortaleza não correrão risco nenhum de cair para a segunda divisão, pois apenas os três últimos da primeira fase serão rebaixados.
Os nove times que concorrem contra as três vagas são Icasa, Guarany de Sobral, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Ferroviário, Crato, Tiradentes, Maracanã e São Benedito. Da segunda divisão, sobem apenas dois times e, em 2014, o Cearense terá apenas dez em disputa. Restaram, portanto, duas pendências: sobre a vantagem do time de melhor campanha nas fases de mata-mata, se pelo empate, por decidir a vaga em casa ou ambas as opções.
ENTENDA A FÓRMULA
1ª Fase
- Nove times jogam em 2 turnos
- 1º leva 2 pontos para 2ª fase
- 1º garante vaga na Copa do Brasil
- 2º leva 1 ponto para 2ª fase
- Outros 4 se classificam
- Três são rebaixados
2ª Fase e Mata-mata
- Ceará e Fortaleza entram
- Octogonal em 2 turnos
- Quatro vão às semifinais
- Finalistas vão ao Nordestão
- Campeão vai à C. do Brasil; Fares Lopes define 3º representante