Piloto do serviço começa a operar em dezembro no Rio; outras três cidades terão experiências com o 4G até o fim do ano
A Oi inaugurou nesta segunda-feira, 01, a sua rede 4G com teste de videochamada utilizando o smartphone Samsung Galaxy SIII LTE. A iniciativa, que contou com a presença do presidente da Oi, Francisco Valim, e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, foi promovida em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Até o fim do ano também serão feitos testes em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. A expectativa é que em dezembro seja lançado um piloto do serviço no Rio de Janeiro para um público restrito. A implantação da rede 4G da Oi envolve recursos de R$ 24 bilhões até 2015, dos quais R$ 6 bilhões investidos este ano. O teste desta tarde também marcou a primeira demonstração do aparelho da Samsung no país.
“O grande desafio é assegurar que nossos clientes possam usufruir de todas as tecnologias disponíveis no mundo, desde as mais essenciais às mais avançadas. Temos o portfólio mais completo de serviços de telecomunicações no Brasil e o 4G chega justamente para complementar nosso leque de ofertas. Nosso foco é atender a todos os perfis de demanda dos clientes que exigirão o 4G. O futuro da internet é esse: streaming de vídeos em alta definição, videochamadas com imagem nítida e acesso com alta velocidade”, destacou Valim, após realizar a videochamada.
Inicialmente, a rede 4G da Oi está em operação no Leblon, em fase de testes. Cinco antenas atendem o bairro e os clientes poderão conhecer o serviço no shopping Rio Design Leblon e no Teatro Oi Casagrande. Além desses locais, a companhia fará outros testes em eventos que patrocina, como a Futurecom e o Sorteio da Copa das Confederações. Até o fim do ano, iniciará um teste permanente na sede do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da companhia, no Rio.
Expansão do serviço
O cronograma preliminar de implantação do 4G da Oi prevê o atendimento comercial às seis cidades-sede da Copa das Confederações até 30 de abril de 2013 - Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte -, mas pode haver uma antecipação.
A empresa informou que as sedes e subsedes da Copa do Mundo receberão ofertas comerciais do 4G até 31 de dezembro de 2013. Já até 31 de maio de 2014, todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes serão cobertas; até dezembro de 2016, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes. Além disso, o serviço estará ativo nas cidades de 30 mil a 100 mil habitantes até o final de 2017 e, nos municípios menores, até o final de 2019.