Dezenove pessoas foram assassinadas, na Grande Fortaleza (Capital e região metropolitana), entre a noite da última sexta-feira e o fim da manhã de ontem, no balanço parcial da violência no fim de semana. Desses crimes de morte, 17 foram cometidos a bala, um a faca e outro a pauladas.
Na manhã de ontem, o confronto entre duas gangues do bairro Sapiranga resultou na morte de um homem. Patrulhas do Ronda do Quarteirão foram acionadas e fizeram a detenção de três suspeitos e apreenderam duas armas.
Uma das vítimas foi o professor de Informática Wenderson Ferrare de Jesus, 32. Ele foi morto, na noite do último sábado (28), com dois tiros (um na cabeça e outro no pescoço), quando passava pela BR-116, no bairro Aerolândia.
Os policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) obtiveram a informação que a vítima estava em casa, no Jangurussu, quando recebeu uma ligação telefônica. Ele saiu de casa e disse aos parentes que iria ao bairro Aerolândia.
Conforme testemunhas, Wenderson Ferrare parou o carro dele, o Nissan Versa de placas OCQ-8920, à margem da BR-116. Dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram vários disparos, sendo que dois atingiram o professor mortalmente. Familiares dele informaram à Polícia que não sabiam se ele estava sofrendo ameaças.
Desconhecido
Já na madrugada de ontem, um homem de identidade ainda desconhecida foi encontrado morto no cruzamento das ruas Itajaí com Parque Umari, no Planalto Ayrton Senna (Pantanal). A vítima apresentava uma lesão a bala na cabeça.
Em Caucaia, Rafael dos Santos Silva, 28, foi executado dentro de uma casa, no fim da noite de sexta-feira. Ele foi perseguido por bandidos armados e acabou morto. Parentes da vítima não souberam informar o motivo do crime.
A Polícia acredita que se trata de uma ´desova´, ou seja, o homem foi morto em outro local e teve o corpo jogado naquele bairro. No bolso do desconhecido, os policiais encontraram a chave de uma motocicleta e de um cadeado. Ao lado do corpo, havia uma sandália branca.
Na Rua Antônio Pereira, os policiais encontraram o Gol de placas HWZ-0024, licença de Hidrolândia-CE. O veículo estava com várias manchas de sangue.
No piso do lado do motorista foi encontrada outra sandália branca, semelhante à encontrada a poucos quarteirões do local do achado de cadáver. O documento do carro estava em nome de Wagner Moreira dos Santos, mas não ficou provado que se trata do mesmo homem encontrado morto.
Na noite de sexta-feira (27), Rafael dos Santos Silva, 28, foi executado, no bairro do Grilo, em Caucaia. De acordo com a Polícia, Rafael tentou se esconder em uma casa, mas foi perseguido e executado.
Outro homicídio foi registrado no fim da noite de sábado, na Travessa Iguaçu, 51, no bairro Vicente Pinzón. Um homem, identificado apenas pelo apelido de ´Magrão´, foi assassinado com mais de 20 tiros de pistola.
Moradores contaram que ele recebeu a visita de dois homens. Eles insistiram para ´Magrão´ acompanhá-lo. Devido à recusa, os desconhecidos arrastaram o rapaz para fora e passaram a agredi-lo a coronhadas e, em seguida, efetuaram os disparos.
Depois, saíram da frente da residência e entraram em um carro, que não teve marca nem placas anotadas. Os vizinhos contaram que não sabiam nada sobre a vida de ´Magrão´.
Sapiranga
No bairro Sapiranga, um entregador conhecido por ´Irmão Gabriel´ foi assassinado a tiro, durante uma briga de gangues. A vítima ia comprar pão em um mercadinho, na manhã de ontem, quando acabou baleado no tiroteio entre as gangues das favelas Alecrim e Piçarreira.
Revoltados com o crime, vizinhos da vítima se dirigiram à Piçarreira e atearam fogo na casa de uma mulher que teria envolvimento com o homicídio.
Policiais militares do Ronda do Quarteirão cercaram a área e detiveram dois adultos, identificados por ´Léo´ e ´Dasária´, e apreenderam um adolescente. Duas armas de fogo foram localizadas pelos PMs.
REPÓRTER
FERNANDO BARBOSA