Segundo o Departamento de Economia Rural, área de soja deve subir 4%.
Considerando as condições favoráveis do clima e os altos preços no mercado, os produtores de milho e de soja se anteciparam e já venderam parte das lavouras, que só devem ser colhidas no início de 2013. Segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná, divulgado nesta sexta-feira (28), 30% da soja e 10% do milho já foram comercializados.
O mesmo estudo do Deral, que é divulgado mensalmente, aponta que as estimativas para a colheita de grãos no estado subiram em relação ao último relatório. Para o Deral, a produção de grãos no Paraná deve alcançar 22,62 milhões de toneladas, 240 mil toneladas a mais que a previsão anterior.
Outra cultura que deve ter bons resultados nesta safra é a de trigo. Conforme o Deral, após cinco anos de perdas acumuladas, os produtores que investiram nesse grão devem ter bons lucros na colheita de 2012.
Mais área de soja
Uma das razões apontadas pelo Deral para o aumento da expectativa de colheita é que neste ano os produtores de soja ampliaram a área cultivada. Segundo a estimativa, os produtores devem plantar 4,58 milhões de hectares de soja nesta safra. O número representa aumento de 4%, em relação à safra passada.
Já para os produtores, a comemoração se deve aos preços no mercado internacional, principalmente da soja e do milho. Com a quebra da lavoura nos Estados Unidos, o preço da saca subiu, ajudando a aumentar os lucros na produção no Brasil.
Quanto ao clima, que assustou no início de setembro, o Deral avalia que as chuvas do fim do mês foram suficientes para garantir a produtividade. Conforme a previsão do tempo para os próximos meses, há expectativa de regularidade nas chuvas.