Verba será usada em biofábricas, kits de irrigação e barragens.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinaram nesta sexta-feira (28) contratos de colaboração financeira não reembolsável com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no valor de R$ 38 milhões, e com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), de R$ 19 milhões.
As operações visam a promover iniciativas para mitigar os efeitos da seca nos estados do Nordeste e na Região Norte de Minas Gerais. A cerimônia de assinatura aconteceu em Recife, Pernambuco, durante o seminário “Desenvolvimento regional: avaliação, desafios e perspectivas para o Nordeste”, promovido pelo BNDES como parte das comemorações pelos 60 anos do banco. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também esteve presente à cerimônia.
Os recursos serão destinados à implantação de biofábricas de sementes e mudas, à aquisição de kits de irrigação e à construção de pequenas barragens subterrâneas.
A escolha dos municípios beneficiados levará em conta a existência de decreto de situação de emergência por estiagem ou seca, a avaliação sobre a concentração de famílias a serem atendidas e a viabilidade técnica de implantação das tecnologias em cada comunidade.
Será necessária ainda a atuação de comitês gestores municipais, e de instâncias de participação para dar controle social às ações.