Suzane Saldanha
No dia em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, números animadores são divulgados pela Secretária de Saúde. No Ceará, o número de transplantes de coração cresceu 54,5% no primeiro semestre de 2012 se comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, o Estado registrou 17 cirurgias de transplante de coração, enquanto em 2011, o número de procedimento chegou a 11.
Para o secretario de Saúde do Estado, Arruda Bastos, o aumento é resultado da alta qualidade das equipes transplantadoras. "O aumento se deve ao trabalho em conjunto com a Secretária de Saúde que ampliou e modernizou a nossa Central de Transplantes e a alta qualidade das nossas equipes. Também ampliamos nossa mobilização social - criando campanhas e ampliando as já existentes".
De acordo com a Secretária de Saúde do Ceará (Sesa-CE), os transplantes de coração no Ceará registraram cinco procedimentos em janeiro, dois em fevereiro, um em março, cinco em abril, três em maio e um em junho.
Conforme a Sesa, até quarta-feira (26) foram realizados 23 transplantes de coração em todo o Estado. Segundo o secretario de Saúde, em todo o ano de 2011, o Ceará realizou 1293 transplantes, e até o momento, o número já chegou a 900.
Doe de coração
A Campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz com apoio do Sistema Verdes Mares e parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor) é um movimento que estimula a doação de órgãos, e este ano está completando 10 anos.
A legislação brasileira de transplantes estabelece critérios para as doações de órgãos e tecidos. Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar à família o desejo da doação.