Ilo Santiago Jr.
O mercado de trabalho da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ganhou novo fôlego em agosto, quando quatro mil pessoas deixaram a fila dos desempregados para serem contratadas. Agosto foi encerrado com saldo de 172 mil pessoas desocupadas contra 176 mil de julho.
Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na RMF, referente a agosto de 2012, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Sine, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). O levantamento foi divulgado na manhã desta quarta-feira, 26.
De acordo com o analista do IDT, Mardônio Costa, é um nítido sinal de recuperação. "Comparada às demais Regiões Metropolitanas pesquisadas pela PED, onde não houve redução de desemprego, Fortaleza foi a que apresentou maior diminuição dessa taxa de 9,7% para 9,4%. Além disso, foi a que também mais avançou na ocupação, 1,5% em agosto sobre julho", afirma, ressaltando que essa elevação foi a maior da RMF no ano inteiro.
Mardônio acrescenta ser o terceiro crescimento consecutivo na taxa de ocupação. "Até julho, o desemprego estava estabilizado, mas em um patamar muito alto. É natural que dos meses de agosto em diante haja uma melhora. Mas é claro que o nível de precarização do emprego e do rendimento ainda é muito baixo na RMF", analisa.