Está tudo pronto, os carregadores esperam somente a voz do capitão para o carregamento do pau da bandeira em três comunidades, um na sede da cidade e mais dois na zona rural.
Na cidade o pau da bandeira é de são Vicente de Paulo glorioso padroeiro do Bairro Alto da Alegria, uma jatobazeiro com cerca de quinze (15) metros de cumprimento, cujo traslado do pátio interno do engenho do agropecuarista Antônio Sampaio, no Sítio Venha Ver.
Na zona rural o pau da bandeira movimentará duas comunidades, no Sítio Venha Ver e no Sítio Coité, nessas duas localidades São Francisco é o padroeiro.
O tradicional cortejo acontece logo mais à tarde, homens já bastante acostumados e experientes em carregamento de pau de bandeira, já estão aguardando somente o momento de se deslocarem para a chamada “cama do pau” e sob o comando do capitão, uma figura com liderança de organizar todo o cortejo conjuntamente com o hasteamento que sempre acontece no final da tarde.
Portanto, na tarde desse domingo dia 23, três comunidades em festa de carregamento de pau de bandeira, no Bairro Alto da Alegria o padroeiro São Vicente de Paulo e nos Sítios Venha Ver e Coité o padroeiro é São Francisco.
Silva Neto