Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru também foram atingidos.
Mônica DiasDo G1 AM
Toda a área da cidade de Manaus ficou sem energia elétrica na noite desta terça-feira (18). O apagão aconteceu por volta das 21h30, prejudicando o trânsito e o comércio na capital amazonense. Antes do blecaute, uma forte chuva caiu em quase toda a cidade, com muitos relâmpagos e trovoadas.
De acordo com o diretor de geração e operação para o interior da Eletrobrás Amazonas Energia, Radir Oliveira, além de Manaus, os municípios de Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru também enfrentaram um apagão. "A luz em Presidente Figueiredo foi embora às 21h40 e retornou às 23h06. Em Iranduba, parte da cidade ainda está sem energia, mas está retornando aos poucos. Já em Manacapuru, a energia ainda não voltou até agora (00h)", informou.
Em Manaus, a energia começou a voltar em alguns bairros por volta das 23h, acompanhado por uma forte onda de reclamações nas redes sociais. Ainda segundo o diretor, a causa do apagão ainda é um mistério. "Nesta quarta-feira (19) de manhã iremos ter alguma informação", disse.
Escuridão levou medo e prejuízo à população
O G1 percorreu todas as zonas da capital e registrou algumas imagens de Avenidas totalmente escuras, comércios fechando mais cedo e pessoas em pontos de ônibus assustadas com a situação.
A dona de casa, Luciana Albuquerque, de 36 anos, esperava o ônibus no bairro Cidade Nova I, na Zona Norte de Manaus, com muito medo de sofrer algum tipo de violência. "Está tudo tão escuro. A cidade já é perigosa quando tem iluminação, imagina sem. Estou contando os minutos para que meu ônibus chegue", relatou.
O garçom Marcus da Silva, que trabalha no bar 'Rei do Caranguejo', na praça do Eldorado, Parque 10, Zona Centro-Oeste da cidade, lamentou o apagão. "Antes da luz ir embora, a praça estava lotada, o que é bem difícil em uma terça-feira. O lucro ia ser grande, mas acabamos no prejuízo", lamentou.