Na manhã desse domingo (16), foi celebrada missa pelo pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo, padre Lenilson Laurindo da Silva, quando houve a solenidade de entrega de placas com homenagens aos carregadores do pau da bandeira. Na celebração da santa missa, o padre Lenilson, enfatizou a festa do padroeiro, convidou o povo a participar ativamente dos festejos, fez um breve relato sobre as mudanças colocadas em práticas tirando a antiga cachaça e colocando água de coco para no cortejo do carregamento do pau da bandeira de São Vicente de Paulo.
Por sua vez os carregadores deram testemunhos destacando que a troca da cachaça para água de coco na carroça do vigário, hoje, é um bem para a tranquilidade, para a segurança, para a integridade física e também para a saúde de todos os carregadores, portanto, uma coisa que a princípio houve resistência, agora é algo positivo e a água de coco do vigário é o melhor aperitivo para os carregadores do pau da bandeira de São Vicente de Paulo.
Lodo depois das homenagens os carregadores se reuniram na Praça Antônio Costa Sampaio, e mantendo a tradição em cima de caminhão aconteceu o cortejo circularam pelas ruas do bairro Alto da Alegria e seguindo para o Sítio Onça, onde sob o comando do “capitão”, Ronaldo, se deu o corte do pau da bandeira de São Vicente de Paulo, um jatobazeiro de 15 metros de comprimento.
Tudo com muito cuidado para corretamente preservar o meio ambiente, mas, garantindo a tradição das festas religiosas de padroeiros e padroeiras com hasteamento de pau de bandeira.
O agropecuarista Antônio Sampaio, proprietário do Sítio Onça, homem de grande identificação com os movimentos populares e tradicionais da Terra dos Verdes Canaviais esteve presente, acompanhou e apoiou os carregadores no corte do pau da bandeira, que, logo depois foi colocado em cima do caminhão de Aldênio Alencar que também é carregador de pau de bandeira e fez os primeiros cortes no tronco da árvore.
Depois de cortado e pronto o mastro da bandeira de São Vicente de Paulo foi trasladado para o Sítio Venha Ver, onde ficará até o próximo domingo dia 23, quando no período da tarde se dará o carregamento e hasteamento em frente à Igreja Matriz de São Vicente de Paulo.
Silva Neto