Seis cidadãos cearenses que trabalham para melhorar as condições de vida das comunidades onde vivem foram escolhidos pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep Nacional) e estão concorrendo ao Prêmio Betinho 2012, uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do Coep. O reconhecimento visa destacar trabalhos que participam ativamente da promoção da melhoria de vida das pessoas.
Três dos candidatos são de Fortaleza e três de Limoeiro do Norte. Da Capital, os concorrentes ao prêmio são Cristina França, fundadora da União dos Moradores do Jardim Iracema; Ritázia de Freitas, criadora da ONG Reciclando Vidas; e Maria José Damasceno, presidente da Federação de Associações Comunitárias.
De Limoeiro do Norte, disputam Ana Lúcia Arruda da Silva, que desenvolve um trabalho em parceira com a Associação Projeto Paz e União; Maria Dolores Maciel Nogueira, responsável por uma ação de distribuição de alimentos naquela cidade, e Maria Elita Maia da Silva, que atua na Comunidade Santa Maria, Santa Fé.
Focos
Ao todo, são 72 participantes de 17 Estados e 24 municípios brasileiros. Os candidatos ao Prêmio Betinho são indicados por integrantes da Rede Coep. As ações selecionadas têm diversos focos, desde assistência técnica e capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.
Para Ritázia de Freitas, que concorre com a ONG Reciclando Vidas e, há quatro anos, auxilia pessoas que lutam contra as drogas. Segundo ela, o prêmio é uma oportunidade para que os trabalhos sejam reconhecidos e mais voluntários ajudem. “Isso é bom, pois a gente percebe que existem pessoas que acreditam e investem no nosso trabalho”.
Também candidata cearense, Cristina Façanha, fundadora da União dos Moradores do Jardim Iracema, afirma que a realidade do Ceará é desafiadora, e a população é carente de políticas públicas, atenção e melhores condições de vida onde moram.
A votação segue até o mês de novembro e pode ser feita pela internet, por qualquer pessoa, através do site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho. O ganhador do Prêmio Betinho 2012 será divulgado no mês de dezembro deste ano.
Uma das pessoas que concorre ao prêmio, Ritázia de Freitas, criou a ONG Reciclando Vidas, com ações destinadas à reciclagem de lixo