A Paróquia de Santo Antônio de Barbalha preparou e realiza hoje dia 14, a Festa de Louvor e Exaltação à Santa Cruz, conforme estabelece o calendário de datas comemorativas pela Igreja Católica, Apostólica, Romana.
Celebra-se a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Dentro da programação estabelecida pela paróquia, haverá processão saindo de frente do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, com roteiro passando por ruas do centro da cidade até chegar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde as 19:00H, haverá celebração de missa e benção do crucifixo.
De acordo com as informações da paróquia, o celebrante será o Padre João Carlos, e os grupos do Terço dos Homens e a Divina Misericórdia estão na coordenação e dando total apoio.
Após a celebração da Santa Missa haverá um momento muito especial com o lançamento do CD do padre João Carlos, um trabalho que merece fazer parte da reflexão de todos os barbalhenses.
A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que celebramos hoje, 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para nós cristãos, a cruz é o maior símbolo de nossa fé, cujos traços nós nos persignamos desde o início do dia, quando levantamos, até o fim da noite ao deitarmos. Quando somos apresentados à comunidade cristã, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado em nossa fronte pelo padre, pais e padrinhos, sinalando-nos para sempre com Cristo.
A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, quando a serpente do paraíso trouxe a morte, a infelicidade a este mundo, incitando os pais a provarem o fruto da árvore proibida. (Gn 3,17-19)
Silva Neto com apoio de Wescley Araújo