Colorado saiu na frente no Engenhão com gol de Leandro Damião, mas Cidinho salvou o Alvinegro, que reclamou de pênalti não marcado no fim do jogo
LANCEPRESS! - Rio de Janeiro (RJ)
O JOGO
O primeiro tempo não foi de fortes emoções. Marcado pelo estudo das duas equipes, vários erros de passe e de finalização, as oportunidades de gol, esperada pela torcida presente no estádio, acabaram não surgindo nos minutos iniciais.
Apenas aos 29 minutos que a primeira chance clara de gol foi criada, mas acabou sendo desperdiçada pelo Internacional. Cassiano avançou em velocidade, deixou Márcio Azevedo para trás e cruzou. D’Alessandro, sem marcação, conseguiu finalizar de primeira, mas a bola passou por cima do gol defendido por Jefferson.
Já o segundo tempo foi mais movimentado. As chances de gol, não criadas antes do intervalo, surgiram desde os primeiros minutos. Logo aos três minutos, Guiñazu afastou cruzamento e, no rebote, Jadson chutou de fora da área, obrigando a boa defesa de Muriel, que mandou a bola para escanteio.
A equipe de Porto Alegre não ficou atrás e criou duas jogadas de perigo nos minutos seguintes. Primeiro aos sete, com Cassiano chutando pela linha de fundo. Segundo aos oito, com Guiñazu arriscando um chute após passe de D'Alessandro.
De tanto criar, o Internacional chegou ao primeiro gol aos 23 minutos da etapa final. Fred recebeu a bola no meio campo e conseguiu dar um passe preciso para Leandro Damião. O jogador gaúcho, oportunista, aproveitou falha da zaga do Botafogo, mandou para o gol na saída de Jefferson e inaugurou o marcador. O zagueiro alvinegro Fábio Ferreira desfalcou a defesa porque tinha subido ao ataque no lance anterior.
Atrás do placar, o Botafogo mudou de postura e se lançou ao ataque em busca do empate. Aos 27 minutos, Sassá, que entrou no lugar do uruguaio Lodeiro, cabeceou com perigo rente à trave. As tentativas dos mandantes continuaram e quatro minutos depois a sorte foi diferente, numa jogada que reuniu dois jogadores que saíram do banco de reservas.
O meia Jeferson, que substituiu Jadson, lançou Cidinho (entrou no lugar de Fellype Gabriel) dentro da grande área. O jovem, entre dois zagueiros, desviou para o fundo das redes, igualando o marcador no Engenhão.
O Botafogo foi ao ataque e quase virou a partida em lance envolvendo Elkeson, que reclamou muito de um pênalti não marcado. O atacante do Alvinegro recebeu bola com certa liberdade dentro da área colorada e teve a camisa puxada. Tanto protesto resultou em cartão amarelo ao camisa 9 botafoguense.
Os visitantes chegaram a marcar mais um gol no Engenhão, aos 41, com Forlán, mas o árbitro assinalou impedimento. Fim de jogo no Rio de Janeiro. Empate sem muita emoção que não foi positivo para nenhuma das duas equipes.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 INTERNACIONAL
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 13/09/2012, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Renda/público: R$ 183.895,00 / 9.148 pagantes
Cartões amarelos: Elkeson (BOT); Elton e D'Alessandro (INT)
GOLS: Leandro Damião 23'/2ºT (0-1) e Cidinho 31'/2ºT (1-1)
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson (Jeferson Paulista 30'/2ºT), Gabriel, Lodeiro (Sassá 27'/2ºT), Andrezinho e Fellype Gabriel (Cidinho 11'/2ºT); Elkeson.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
INTERNACIONAL: Muriel, Edson Ratinho, Rodrigo Moledo, Índio e Zé Mário (Lucas Lima 36'/2ºT); Elton, Guiñazu, Fred (Jackson 41'/2ºT) e D’Alessandro; Cassiano (Forlán 12'/2ºT) e Leandro Damião.
Técnico: Fernandão