Jazida que foi estatizada é centro de disputa entre grupos de mineiros.
Do G1, com AP
Mineiros bolivianos bloquearam nesta terça (11) três estradas que dão acesso à capital La Paz.
A cidade de La Paz foi cercada nesta terça-feira (11) por centenas de mineiros que bloquearam as principais estradas de acesso para pressionar o governo a ceder o controle de uma rica mina de estanho, segundo a polícia.
As rotas de saída foram fechadas com pedras por manifestantes e centenas de veículos ficaram parados, disse o ministro de Governo Carlos Romero.
Policiais armados e homens da tropa de choque aguardavam nos arredores para intervir e reabrir as estradas.
A mina Colquiri, a 160 quilômetros ao sul de La Paz, é o centro de uma disputa entre mineiros independentes e os de uma empresa estatal.
Ambos reivindicam o controle desde que o governo, por pressão dos independentes, decretou a reversão para domínio estatal da mina de estanho e zinco, explorada há dez anos pelo grupo suíço Glencore com base em um contrato de arrendamento.
O conflito se acirrou na véspera, quando dezenas de mineiros de uma empresa estatal marcharam para pressionar o governo a ceder o controle exclusivo. Em resposta, os mineiros independentes tomara as estradas com o mesmo objetivo.
Segundo o ministro, a polícia apreendeu com os mineiros "grande quantidade" de cartuchos de dinamite.
Desde que estatizou a mina em junho, o governo tenta que os grupos dividam a exploração das reservas estimadas em 300 mil toneladas de estanho e zinco.
Para Romerok, a solução do conflito para por um acordo entre os dois grupos. "Eles não podem negar um a existência do outro, terão de conviver", disse.
O governo tem evitado o uso de força para evitar possível mortes, e tem optado por saídas negociaas. Um conflito similar em outra mina deixou 16 mortos em 2006.