Principais pontos de produção agrícola não foram atingidos.
Do G1, com agências internacionais
Deslizamentos e enchentes no Vietnã resultaram na morte de pelo menos 29 pessoas nos últimos dias, informaram o governo e a imprensa estatal neste sábado (8). Mais chuvas fortes estão previstas para o centro e o norte do país nos próximos dias.
Na principal tragédia registrada, 16 pessoas morreram soterradas quando se dirigiam para uma mina de estanho, na província de Yen Bai, no norte do país – e outra vítima morreu a caminho do hospital. Outra província bastante atingida foi Nghe An, que sofre com as enchentes.
A imprensa estatal afirmou ainda que a produção agrícola vietnamita não deve ser impactada. O cinturão do café – o país é um dos principais produtores do mundo – fica longe das áreas afetadas, assim como o delta do rio Mekong, de onde vem o arroz que sustenta a alimentação dos habitantes.
Chuvas fortes e enchentes já são uma rotina para os vietnamitas. Entre 2007 e 2011, 430 pessoas morreram por ano, em média, em consequência dos desastres naturais. Estima-se ainda que o país perca 1% de seu produto interno bruto (PIB, indicador que soma as riquezas produzidas por um país) a cada ano, por causa das chuvas.