FEIRA DE NEGÓCIOS
Juazeiro do Norte. Esta cidade recebe de amanhã até o próximo dia 26, o "Cariri Forte", ação que visa ampliar o mercado de vendas e comercialização dos setores de moda e design, turismo, gastronomia, hotelaria, comércio, indústria e inovação. A iniciativa é desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O projeto foi elaborado para um público estimado em cerca de 10 mil pessoas. Durante a feira, os visitantes percorrerão os espaços disponibilizados pelos expositores. Os estandes funcionam no interior do Palácio da microempresa, nas proximidades da Praça da Igreja Matriz.
Na ocasião, o público irá também receber informações sobre quais são as principais tendências de mercado no Cariri e, ainda, descobrir onde e quais são as melhores oportunidades de negócios na região.
O projeto tem ainda o cunho voltado para o desenvolvimento do trade turístico caririense. Paralelo à feira de negócios, em área específica, serão realizadas manifestações culturais, desfile de moda com empresas participantes do projeto, apresentações artística regionais e, através de micro e pequenas empresas do setor gastronômico, serão oferecidos pratos e guloseimas da culinária regional.
Gastronomia
Neste último serão apresentadas comidas típicas da região e o festival gastronômico. Para o presidente da Associação dos Bares e Restaurantes do Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, o projeto pode resultar em um aquecimento satisfatório em restaurantes e similares, no município, a partir da apresentação dos pratos que formam a culinária regional e que ainda não sejam conhecidos do público que participará do evento.
"A feira confirma o crescimento do setor. Nossa expectativa é que tenhamos o fortalecimento do potencial gastronômico da região, inclusive com o surgimento de novas parcerias", avalia.
Durante o evento a Abrasel/Cariri realizará amostragem de programas que já estão sendo efetivados e, também, de ações que deverão ser colocadas em prática brevemente.
"A entidade vai apresentar o projeto de criação do polo gastronômico, no bairro Lagoa Seca, e os programas tapa óleo e de coleta seletiva nos estabelecimentos credenciados junto a entidade", revela Feitosa Júnior.
De acordo com a organização do "Cariri Forte", a ideia da iniciativa é criar um ambiente de oportunidades que possa proporcionar a realização de negócios, de forma profissional, contribuindo para o crescimento sustentável dos empreendedores e futuros empreendedores da região do Cariri.
Cada setor de negócios será distribuído em espaços distintos, ofertando melhor condição de deslocamento do público e apresentação do material e peças a serem expostos. No espaço moda e design, por exemplo, haverá atelier criativo, joias, calçados, artesanato, produtos sustentáveis, desfiles de moda. Já no setor gastronômico, serão realizadas as apresentações da comida típica da região e o festival gastronômico.
Equipamentos do chamado turismo religioso e as atrações do Georpark Araripe fazem parte também dos atrativos que o trade turístico irá apresentar aos visitantes da feira.
Na área das tendências e oportunidades, serão demonstradas ações de sucesso nos setores de microfranquias, mapas de pesquisas, perfis de negócios, serviços financeiros, loja conceito e agronegócios.
Também será criada a área institucional, onde serão atendidos os empreendedores individuais e discutidos projetos como Sebrae Mais, Negócio a Negócio, Mapa da Mina, além da realização de uma maratona de negócios e palestras técnicas.
O grupo de expositores é formado por artesãos que possuem projetos acompanhados pelo Sebrae, micro e pequenas empresas de setores da indústria, comércio, serviços, agronegócios e turismo; empresas fornecedoras de produtos e insumos para os pequenos negócios; além de associações e prefeituras da região que apresentarão as potencialidades de seus municípios à possíveis investidores.
Mais informações
Espaço Sebrae
Rua São Pedro, s/n° Matriz,
Telefone: (88) 3512-3322
Entrada: R$ 2,00 www.sebrae.com.br/uf/ceara.
Durante a feira será realizado o festival gastronômico dentro do setor que leva o mesmo nome. No espaço serão oferecidos pratos da culinária regional. No evento será apresentado projeto de um polo gastronômico FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR