Local está fechado há cinco meses por causa de falhas graves na estrutura.
Mais de 700 pacientes aguardam por uma prótese ortopédica em Mato Grosso. A espera se dá em consequência da paralisação do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), em Cuiabá. O local está fechado há cinco meses, pois um relatório técnico apontou falhas estruturais graves na unidade, impossibilitando que a fabricação das próteses continuasse a ser feita.
A Secretaria Estadual de Saúde informou, por meio de nota, que o atendimento será retomado depois do dia 23 deste mês e serão agendados mutirões para atender todos pacientes que estão na fila. A pasta garantiu ainda que fará a transferência do Cridac essa semana para um novo prédio alugado e que os pregões para a compra do material e das próteses estão em andamento. Os funcionários serão os mesmos que já trabalham no Cridac atualmente.
De acordo com a fisioterapeuta, Wilma da Silva, se o espaço estivesse em funcionamento, a oficina ortopédica poderia oferecer mais do próteses aos pacientes. “Não é só a prótese. Tem também a tala que pode auxiliar o paciente nas atividades físicas. Além disso, a parte de calçados que fabrica botas para pacientes que tem o pé torto não funciona mais porque o sapateiro aposentou”, disse.
O paciente Marcos Magalhães contou ter sofrido um acidente de carro no ano passado e, em consequência disso, precisou amputar as duas pernas. Hoje, o único meio de locomoção alternativo é a cadeira de rodas.“Outra alternativa seria a prótese porque isso pra min significa uma nova vida porque eu estou apreendendo a andar novamente”, afirmou Magalhães.
Do G1 MT