SP - CPI da Saúde de Sorocaba vistoria Unidades de Pronto Atendimento

SP - CPI da Saúde de Sorocaba vistoria Unidades de Pronto Atendimento

Atual e ex-secretário da saúde estiveram na Câmara nesta terça-feira (17).

Vereadores que integram a CPI da Saúde em Sorocaba (SP) visitaram algumas unidades de Pronto Atendimento (PA) na noite de segunda-feira (16). Eles constataram problemas na maior parte delas.

Foram visitados quatro PAs da cidade. Na unidade da Zona Norte, a cena que os parlamentares viram é rotineira: sala de espera lotada e corredores cheios de pacientes. A placa que por lei deve trazer o nome dos médicos estava vazia. Os vereadores procuraram os profissionais de plantão e o que encontraram foram alguns consultórios vazios. Dos sete médicos que deveriam estar na escala, um havia faltado. Na saída, a comissão encontrou a placa preenchida com o nome dos profissionais.

Os vereadores também foram inspecionar o Pronto Atendimento do bairro das Laranjeiras, que funciona 24 horas. Os cinco médicos escalados para o plantão estavam trabalhando.

As informações coletadas com a visita vão ser analisadas pelos vereadores e a prefeitura será cobrada. "Na Santa Casa, constatamos a falta de três médicos, sendo que um foi viajar. No PA da Zona Oeste, 50% dos médicos não estavam presentes. Na Zona Norte, quando nós chegamos, não tinha nenhum nome na placa e depois começou a aparecer o nome dos médicos, então, nós temos dúvidas se todos os médicos estavam lá. E no Parque das Laranjeiras nós encontramos o quadro completo. Falta coordenação da prefeitura, falta fiscalização, falta gente para organizar e punir aqueles faltosos", afirmou Izídio de Brito, presidente da CPI.

Mais uma sessão
A Câmara Municipal recebeu nesta terça-feira (17) a segunda reunião com depoimentos de pessoas convocadas pela CPI da Saúde, que apura problemas nos atendimentos realizados na rede pública de Sorocaba. Estiveram na Câmara o atual secretário municipal de Saúde, Armando Raggio, e o da gestão passada, Ademir Watanabe.

Os vereadores que integram a comissão apresentaram para eles o resultado da inspeção feita em quatro unidades de saúde da cidade na noite de segunda-feira. O atual secretário de saúde foi o primeiro convocado a falar. Ele respondeu perguntas dos integrantes da comissão.

Armando Raggio comentou a dificuldade em encontrar um local para instalar uma ouvidoria que fiscalize o atendimento do Pronto Socorro da Santa Casa. Ele também anunciou que o hospital municipal de Sorocaba, com previsão de 200 leitos, deve ser entregue em 2016.

A medida mais emergencial para tentar melhorar a qualidade do atendimento é a ampliação do horário de funcionamento de algumas unidades básicas de saúde. "A partir de outubro, com a adesão de 92 profissionais, vamos ampliar o horário para além das 22h nas unidades do Vitória Régia, Hortência, Lopes de Oliveira e Sorocaba I", diz Raggio.

Em nota, a Secretaria da Saúde de Sorocaba informou que a falta ao trabalho é um direito do servidor, desde que justificada. A secretaria também informou que exige que a placa com o nome dos plantonistas seja colocada, mas não justificou porque o procedimento foi feito na noite de segunda-feira somente depois da visita da comissão.

As conclusões da CPI da saúde vão ser encaminhadas ao Ministério Público, que deve responsabilizar civil e criminalmente os infratores. A comissão tem 90 dias para terminar os trabalhos, mas o prazo pode ser prorrogado.

Vereadores percorreram as unidades de Pronto Atendimento da cidade (Foto: Reprodução/TV TEM)

Do G1 Sorocaba e Jundiaí