Tecnologia Cortex A77 dará desempenho de notebook a celulares, diz Arm

Nova arquitetura é 20% mais veloz que a geração passada. Empresa também apresenta arquitetura Mali G77 para processadores gráficos, até 40% melhor.

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Galaxy S10 Plus vendido no Brasil, mesmo com processador Exynos da Samsung, conta com a GPU Mali G76 desenvolvida pela ARM — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Os celulares podem ficar até 20% mais rápidos para tarefas comuns e 40% mais velozes em jogos, no que depender da Arm, companhia britânica que apresentou nesta segunda-feira (27) novas arquiteturas para chips de smartphones. Foram revelados o Cortex A77 e o Mali G77, destinados respectivamente à fabricação de chips tradicionais e chips gráficos.

Empresas como a Samsung usam as chamadas arquiteturas para fabricação de chips como o Exynos 9820 presente no Galaxy S10 nacional. As novas tecnologias devem despontar em produtos lançados a partir de 2020. Segundo a Arm, novos processadores terão poder de fogo equivalente à de um notebook intermediário.

Segundo a ARM, os ganhos dos novos Cortex consideram o aumento de 20% no número de instruções que o processador realiza por clock. Traduzindo de uma forma mais simples, os novos processadores que usarem a nova arquitetura poderão realizar 20% mais operações a cada ciclo.

Na prática, isso significa que se você comparar dois processadores hipotéticos com núcleos Cortex A76 e outro com núcleos A77 e a mesma velocidade de 3 GHz, ainda assim a versão com A77 será mais rápida porque fará 20% mais trabalho em cada um desses três bilhões de ciclos (a outra forma de ler os 3 GHz).

Fortalecendo ainda o interesse no mercado de PCs, a Arm afirma que a nova arquitetura faz um processador Cortex A77 atingir performance comparável à de notebooks intermediários disponíveis no mercado.

ARM promete 20% mais desempenho com os novos núcleos Cortex A77 — Foto: Divulgação/ARM

No componente gráfico, os saltos também são expressivos. A Mali G77 não só é 40% mais rápida, como gasta 30% menos energia, aspecto crucial para celulares. O novo processador gráfico (GPU) também tem novos mecanismos de processamento para aprendizado de máquina, fundamental para serviços de inteligência artificial, e que representam ganhos de performance de 60% sobre o que a Mali anterior oferece.

Entenda o que é Cortex

Quando você olha para a ficha técnica de seu smartphone dificilmente se depara com o nome da ARM quando chega no processador: há grande chances de que seu telefone use um Snapdragon, Exynos ou A12 Bionic, se for um iPhone.

Cada um desses processadores – e muitos outros, como os Kirin da Huawei ou Helio da MediaTek – usam designs e arquiteturas da Arm. A empresa cria a tecnologia e o design de referência da arquitetura e comercializa direitos de uso desses designs a terceiros, que podem implementá-los com ou sem modificações feitas pelos próprios engenheiros.

O A76, por exemplo, é usado no Kirin 980 do P30 Pro, enquanto que o Snapdragon 855 usa uma versão modificada pela Qualcomm do mesmo núcleo. Isso significa que o Cortex A77 pode acabar aparecer em dispositivos de todas as marcas a partir do ano que vem, assim como a GPU Mali G77 – normalmente nos produtos mais sofisticados num primeiro momento.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: