15 Benefícios do Ovo de Codorna – Para Que Serve e Propriedades

Veja os benefícios do ovo de codorna para a nossa saúde (Imagem mundoboaforma)

Os ovos de codorna são ótimos para a saúde. Eles apresentam diversos benefícios que incluem melhorias na visão e no metabolismo e prevenção de algumas doenças crônicas. Vamos conferir várias propriedades e benefícios do ovo de codorna, além de dar dicas de algumas receitas com esse ingrediente.

Para Que Serve?

Os ovos de codorna são aqueles provenientes de aves chamadas codorna, que são uma espécie encontrada na Europa, norte da África, sul dos EUA e algumas partes da Ásia. Os ovos botados pela codorna são menores do que de outras aves como a galinha, o frango e o pato, por exemplo, e são amplamente consumidos e vendidos em todo o mundo.

Por serem menores do que os ovos convencionais, é possível consumir cerca de 3 a 5 ovos de codorna por dia. Apesar de serem menores, eles esbanjam nutrientes e são uma opção saudável e gostosa para diversas receitas em sua dieta. Principalmente a gema do ovo de codorna é rica em nutrientes.

Propriedades do Ovo de Codorna

O ovo de codorna apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias interessantes que podem ajudar o organismo a se defender de problemas de saúde como infecções e doenças que afetam o sistema imunológico.

O ovo de codorna apresenta um valor nuticional de até três ou quatro vezes maior do que outros tipos de ovos, como os da galinha, por exemplo.

Uma porção de uma unidade de ovo de codorna (9 gramas) apresenta cerca de 14 kcal. A tabela nutricional abaixo mostra os valores nutricionais do ovo de codorna com detalhes.

Desta forma, uma porção de 5 ovos de codorna tem cerca de 75 kcal, o que é muito pouco em uma dieta normal. Cada porção dessas fornece 6 gramas de proteína, 5 gramas de gordura que incluem 1,6 gramas de gordura saturada e o restante em gorduras insaturadas como os ácidos graxos.

15 Benefícios do Ovo de Codorna

  1. Melhorar a visão

A enorme quantidade de vitamina A presente no ovo de codorna ajuda a proteger a visão devido às propriedades antioxidantes da vitamina, que podem ajudar a reduzir problemas como a degeneração macular (que envolve a mácula, local do olho próximo à retina) e a prevenir o desenvolvimento da catarata, ajudando a melhorar a visão.

  1. Equilibrar os níveis de colesterol

Existem muitos ácidos graxos benéficos presentes no ovo de codorna, que ajudam na saúde do coração através do controle do colesterol. O colesterol do tipo HDL (colesterol bom), por exemplo, está presente em mais de 60% da gordura encontrada no ovo de codorna.

Apesar de apresentar altos níveis de gordura saudável e dos grandes benefícios do ovo de codorna para a saúde, é importante tomar cuidado se você já tem problemas de colesterol, pois a adição de grandes quantidades de ovo de codorna na dieta pode causar problemas devido ao seu percentual de gordura saturada.

  1. Estimular o crescimento

Da mesma forma que os ovos de galinha comuns, os ovos de codorna também fornecem altas quantidades de proteína à dieta. A proteína é o principal constituinte do corpo e essencial em processos de desenvolvimento.

Assim, essas proteínas presentes no ovo são usadas por nosso organismo para compor constituintes importantes como nossas células, tecidos, músculos, ossos e vasos sanguíneos. Principalmente nas crianças, a lisina presente no ovo desempenha um papel importante no desenvolvimento dos ossos. Assim, a proteína presente nos ovos pode estimular um crescimento saudável e natural do corpo.

  1. Reduzir a pressão arterial

O potássio presente nos ovos de codorna apresenta alta capacidade de promover a redução da pressão arterial. Este mineral atua como um dilatador nos vasos, o que acaba auxiliando no alívio da tensão e do estresse causado nas artérias e vasos sanguíneos quando a pessoa tem pressão arterial elevada.

É importante ressaltar que a quantidade de potássio em ovos de codorna é maior do que em ovos de galinha. Além do potássio, o ácido graxo como o ácido docosahexaenóico pode ajudar a regular a pressão sanguínea no organismo e reduzir o risco de doenças cardíacas. A presença de vitamina E também pode sustentar esses benefícios do ovo de codorna.

  1. Limpar o organismo

A desintoxicação do organismo é muito importante, já que hoje estamos expostos a um ambiente insalubre com muita poluição na água e no ar devido à presença de toxinas, poluentes e metais pesados, por exemplo.

Há estudos na literatura científica que indicam que, ao adicionar ovos de codorna na dieta, é possível eliminar toxinas presentes na corrente sanguínea. Isso porque os aminoácidos do ovo de codorna são capazes de se ligar à toxina e liberar essas substâncias do organismo. Há indícios também de que eles ajudam a diminuir o tamanho de pedras na bexiga e nos rins.

  1. Prevenir doenças crônicas

Os antioxidantes como as vitaminas C e A presentes no ovo de codorna ajudam a neutralizar os radicais livres e proteger a saúde em geral.

Os antioxidantes são substâncias cruciais na saúde humana, já que combatem constantemente os radicais livres que causam diversas doenças crônicas e são potenciais causadores de câncer. Assim, a adição de ovos de codorna à dieta pode ajudar então a evitar essas doenças devido ao seu poder antioxidantes.

Também há estudos científicos que relatam que a presença do aminoácido leucina no ovo de codorna pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e manter a insulina em níveis adequados, o que o torna um ótimo alimento para prevenir e tratar a diabetes, uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros.

  1. Tratar alergias

Ovos de codorna são ricos em uma proteína chamada de ovomucóide. Essa proteína atua no organismo como um antialérgico natural. Assim, se você está passando por algum sintoma de reação alérgica como congestão nasal sem motivo, por exemplo, pode usufruir desses benefícios do ovo de codorna.

  1. Melhorar o metabolismo

As vitaminas do complexo B presentes no ovo de codorna resultam em atividade metabólica reforçada no corpo inteiro, inclusive a função hormonal e enzimática, que têm grande impacto no funcionamento do nosso metabolismo. Diversas enzimas metabólicas, por exemplo, são “alimentadas” pelas vitaminas B6 e B12, desempenhando papéis cruciais na produção de energia.

  1. Aumentar a energia

Minerais e micronutrientes presentes nos ovos de codorna, assim como a grande quantidade de proteínas, os tornam uma boa fonte de energia e de bom humor. Especialmente pela manhã, um café da manhã rico em proteínas e nutrientes é altamente recomendado para aqueles que se sentem dependentes de cafeína ou de outra substância estimulante para regular seus níveis de energia pela manhã.

Como dá bastante energia, há benefícios do ovo de codorna também para melhorar a performance em um treino de força, por exemplo.

  1. Melhorar a função cerebral

Os aminoácidos presentes no ovo de codorna e o alto nível protéico ajudam a estimular a função cerebral e nutrir o sistema nervoso no cérebro para que ele mantenha seu bom funcionamento. Cada porção de 5 ovos oferece 119 mg de colina e 244 unidades internacionais de vitamina A, que são substâncias importantes para a saúde das membranas celulares do cérebro. Essas substâncias protegem as células cerebrais contra danos e são capazes também de reparar danos.

  1. Evitar anemia

Estudos indicam que pessoas que consomem ovos de codorna regularmente tendem a ter menor risco de desenvolver anemia. Isso ocorre porque eles contêm ferro, que pode ajudar na formação de glóbulos vermelhos e prevenir a anemia.

Já os aminoácidos presentes no ovo de codorna também podem aumentar o nível de hemoglobina no interior das células vermelhas no sangue. A importância disso está no papel da hemoglobina no organismo que atuam no transporte de oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo.

  1. Fortalecer o sistema imunológico

A presença de aminoácidos como a lisina pode trazer benefícios do ovo de codorna como o de promover a produção de anticorpos e apoiar a resposta do sistema imunológico. Ovos de codorna apresentam muitos aminoácidos e nutrientes que ajudam a melhorar o sistema imunológico e auxiliam numa recuperação mais rápida em geral.

  1. Manter saúde da pele e do cabelo

Os ovos de codrona são uma excelente fonte de proteína e a lisina, um aminoácido que pode promover a produção de colágeno no corpo.

O colágeno é uma proteína essencial para manter a beleza e saúde da pele, evitando flacidez e rugas, por exemplo. Além disso, os aminoácidos presentes no ovo de codorna são ótimos para promover a saúde do cabelo e trazer benefícios como nutrição e crescimento saudável.

  1. Ganhar massa magra

Assim como é bom para a performance nos treinos, o ovo de codorna também é bom para os músculos. O alto teor de proteína pode trazer benefícios do ovo de codorna para construir músculos. Dessa forma, ele também pode ser adotado na dieta de quem busca a hipertrofia dos músculos como uma fonte saudável de proteínas junto com um plano de exercícios adequado ao seu objetivo.

  1. Perda de peso

Ao contrário do que muitos pensam, o teor de gordura presente no ovo de codorna não engorda, já que se tratam de gorduras boas que são aproveitadas pelo organismo de forma saudável. Quando em um plano de alimentação saudável, os ovos podem ajudar a emagrecer, já que são ricos também em proteínas, que ajudam na manutenção da massa magra.

Receitas com Ovo de Codorna

O único cuidado a ser tomado está na quantidade de gorduras presente nos ovos de codorna. Portanto, use o ingrediente com moderação para não exceder os níveis de gordura em uma dieta saudável.

– Receita de salada com ovo de codorna

Preparar uma salada com ovos de codorna é um ótima receita. Basta cozinhar os ovos como de costume e reservá-los. Enquanto esfriam, lave algumas folhas de salsinha e também reserve. Depois de descascar os ovos, retire as cascas e corte os ovos no meio na vertical. Misture os ingredientes e tempere com azeite e temperos de sua preferência. Também é possível preparar a receita com outras folhas além da salsinha.

– Receita de ovos de codorna empanados

Basta preparar uma massa de sua preferência e empanar os ovos já cozidos. Uma ideia é preparar uma massa com carne moída, cobola, alho, óleo, sal e ovos inteiros com farinha de rosca. Depois de dar o ponto na massa, é só enrolar os ovos de codorna cozidos nela, passá-la na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de roscar e fritar os ovinhos no óleo quente.

– Receita de vinagrete com ovo de codorna

Essa receita é muito simples e fica deliciosa. Basta fazer a vinagrete como de costume e adicionar os ovos de codorna cozidos e temperar tudo. Também é possível fazer essa variação em saladas de maionese.

Outras dicas

Também há indícios de que os ovos de codorna, principalmente na gema, contêm muitos minerais como o zinco, que são importantes para manter a saúde dos dentes. Além disso, a presença de vitaminas, minerais, carboidratos, proteína e alguns hormônios sexuais ajuda a aliviar sintomas da depressão.

Não existem efeitos adversos relacionados ao consumo de ovo codorna. Porém, como são ricos em colesterol, é importante limitar o consumo diário e ingerir o alimento com moderação para evitar exceder o limite diário de colesterol. Uma porção de 5 ovinhos por dia é mais do que suficiente para obter seus benefícios do ovo de codorna sem exceder o limite saudável.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: