Estudo comprova que a autoestima da grávida reflete na relação com o bebê

Segundo o Projeto Aconchego, se a mulher se sente bem consigo mesma durante a gravidez, seu vínculo com o filho será maior

Por Da Redação

 Estudo ouviu 523 grávidas (Jamie Grill/Getty Images)

O Projeto Aconchego, uma pesquisa realizada durante três anos com 523 grávidas e 211 parceiros, provou que quanto maior a autoestima da mulher durante a gravidez, maior será o vínculo que ela terá com seu bebê no futuro. A autoestima também reflete na redução dos níveis de estresse, depressão e ansiedade e melhora a qualidade do sono da mãe.

O estudo mapeou o quanto a mulher se sentia bonita durante a gravidez, suas emoções, o vínculo com o bebê e a percepção de beleza de seus parceiros em diferentes trimestres e no início do pós-parto.

A ansiedade das mulheres tende a subir ao longo da gestação, alcançando níveis até quatro vezes maiores após o nascimento do bebê. “Percebemos que a ansiedade é tão recorrente quanto a depressão e que a percepção de felicidade do homem caminha junto com a da mulher. Quando ela abaixa, ele acompanha”, conta Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra e vice-presidente do Hospital Albert Einstein.

Segundo Eduardo, a conduta médica ensinada na faculdade deve mudar para que os médicos consigam perceber outros sintomas nas gestantes, principalmente relacionados ao psicológico, e sugerir o tratamento adequado.

O resultado em relação aos parceiros foi que o vínculo entre o casal fica mais fraco no primeiro trimestre da gravidez, mas aumenta no começo do pós-parto. Também foi comprovado que quanto mais pessoas da família estão envolvidas na criação da criança, o vínculo da mãe com o filho será maior.

“O vínculo é essencial para determinar o que a pessoa vai ser no futuro. Ele também determina como será a relação dessa criança com ela mesma e com os outros no futuro. Quanto mais bem cuidada, melhor ela saberá cuidar de si mesma”, diz Daniela Becker, especialista em desenvolvimento de marcas da Natura.

O Projeto Aconchego ouviu gestantes das classes A, B e C nos hospitais Albert Einstein, Vila Santa Catarina e em UBS (unidade Básica de Saúde. A pesquisa foi promovida pela área de Ciências e Bem-estar da Natura, em parceria com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: