Pomada desenvolvida a partir de água de coco no Ceará pode ser usada para prevenção e tratamento de feridas

O produto é fruto de uma pesquisa realizada ao longo de 16 anos na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Por Renato Bezerra, G1 CE

Pó de água de coco usado em fabricação de pomada cicatrizante no Ceará — Foto: Divulgação

Uma pomada produzida a partir de componentes da água de coco vem se mostrando eficiente na prevenção e tratamento de lesões de pele, como escaras e feridas diabéticas. O produto, desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotecé), resulta de uma pesquisa de 16 anos e passa, agora, por testes finais antes de ser disponibilizado para comercialização.

De acordo com uma das coordenadoras do estudo, a professora doutora Cristiane Mello, testes clínicos realizados no Centro de Diabetes (CIDH) apontaram redução de 21% no tempo de tratamento em pacientes com pé diabético após o uso da pomada, desenvolvida à base de água de coco em pó, além de um acréscimo em 12% na alta dos pacientes após seis meses de tratamento. Já uma segunda formulação do produto, segundo explica, age como uma camada protetora que previne o aparecimento de assaduras, úlceras e demais lesões.

Segundo Cristiane Mello, a principal motivação para o resultado foi acompanhar o sofrimento de pessoas diabéticas, com feridas que não cicatrizam, causando amputações e até a morte. “A ideia surgiu de uma demanda pessoal, por ter muitas pessoas diabéticas na família e ao longo do tempo eu perseguia essa história de ter uma pomada cicatrizante que fosse efetiva para diabetes também, pois não tem nada no mercado”, conta.

O tempo de aplicação em caso de uso como tratamento, de acordo a professora, vai depender de cada tipo de ferida. “Tivemos casos mais simples com cicatrização em dez dias, mas depende se a ferida está mais seca ou já infectada, se for ferida por queimadura ou outro tipo”, comenta.

Ainda conforme a pesquisadora, testes em conjunto com outros projetos deverão ser realizados a fim de descobrir meios de acelerar o processo de regeneração, como por exemplo, o uso da pomada com a pele de tilápia, já utilizada para tratamento de queimaduras. Chegando ao mercado, complementa Cristiane Mello, a customização do medicamento deverá ser realizado pelas farmácias de manipulação a partir da indicação clínica do paciente. “Cada especialidade da área médica vai demandar um tipo de formulação específica e a forma como deve ser aplicada”, afirma.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: