Células-tronco, novo estudo, futuro promissor, veja aqui

Células IPS têm sido usadas em um punhado de outras aplicações clínicas

Os cientistas do Japão agora têm permissão para injetar células-tronco reprogramadas em pessoas com lesões na medula espinhal.

Um teste iminente marcará a primeira vez que células induzidas pluripotente (iPS) foram usadas para tratar lesões na medula espinhal, depois que um comitê do Ministério da Saúde do Japão aprovou o estudo em 18 de fevereiro. As células IPS são criadas pela indução de células do tecido do corpo para reverter para um estado semelhante ao embrionário, a partir do qual elas podem se desenvolver em outros tipos de células.

As células iPS doadoras podem se tornarem células precursoras neurais, que podem se desenvolver em neurônios e células gliais. O estudo, então, injetará dois milhões de células precursoras por paciente no local da lesão medular em torno de 2 a 4 semanas após a ocorrência da lesão.

O procedimento pode regenerar neurônios em macacos com lesões na medula espinhal e aumentar sua mobilidade.

O estudo realizará a terapia experimental em quatro pessoas, monitorando-as para garantir que seja segura e eficaz antes de decidir se inicia um ensaio clínico maior com mais participantes. O primeiro paciente deverá ser tratado no segundo semestre deste ano.

Células IPS têm sido usadas em um punhado de outras aplicações clínicas, incluindo o tratamento da degeneração macular relacionada à idade em 2014 e 2017, e a doença de Parkinson em 2018.

Um ensaio clínico nos Estados Unidos também está testando um tratamento para lesões na medula espinhal usando células-tronco embrionárias. O estudo até agora só levou a pequenas melhorias em alguns pacientes, e ainda tem que demonstrar que funciona em um estudo controlado.

Colaboração: Dr. José Correia Saraiva Júnior (Neurocirurgião e Neurorradiologista Intervencionista) – INEC e Hospital Santo Antônio

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: