Saúde

Conheça a nova vacina contra a meningite B aprovada no Brasil

A aplicação do imunizante deve ser feita em duas doses com um intervalo mínimo de seis meses entre elas

Por Redação

Meningite B: A aplicação do imunizante deve ser feita em duas doses com um intervalo mínimo de seis meses entre elas. (iStock/Getty Images)

Uma nova vacina contra a meningite B teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante, chamado Trumenba, poderá ser aplicado em pessoas de 10 a 25 anos de idade para prevenir a meningite meningocócica causada pelo sorotipo B da bactéria Neisseria meningitidis.

Segundo a Pfizer, empresa que produz a vacina, a aplicação do imunizante deve ser feita em duas doses com um intervalo mínimo de seis meses entre elas. A vacina, que já está sendo aplicada nos Estados Unidos e na União Europeia, tem apresentado bons resultados. “Os Estados Unidos estão usando e ela foi capaz de evitar surtos entre adolescentes. É uma vacina que promete ajudar o Brasil contra uma doença grave”, disse Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Para especialistas, mesmo sem uma data definida, a aprovação da vacina é algo positivo, principalmente porque oferece opções em casos de desabastecimento de estoque – situação que já ocorreu anteriormente, em 2015, quando foi lançada a primeira vacina contra a meningite B no Brasil. “É sempre bom mais opções de imunizantes tanto para as clínicas como para os pacientes já que minimiza as dificuldades de abastecimento”, afirmou Sandro Artur Ostrowski, diretor da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVac).

Disponibilidade

De acordo com  Márjori Dulcine, diretora médica da Pfizer, a data de lançamento ainda não foi definida devido a questões de regulamentação de preço. Isso porque todo novo medicamento licenciado precisa ter o preço aprovado pelas autoridades governamentais antes de ser comercializado. No caso do Brasil, os critérios para a definição dos preços dos medicamentos são estabelecidos pela Câmara de Regulação de Mercado de Medicamento (CMED), que é um órgão interministerial composto pelo Ministério da Saúde, Ministério da Casa Civil, Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça e Ministério da Economia, além da Secretaria-Executiva, exercida pela Anvisa.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: