Nova terapia traz esperança para quem sofre com Alzheimer e depressão

Pessoas com depressão, esquizofrenia e que sofrem de perda de memória poderão se beneficiar de tratamento molecular, afirmam os pesquisadores

POR REDAÇÃO GALILEU

Estudo ainda está na fase de testes em animais (Foto: HEY PAUL STUDIOS/ FLICKR)

Estudo feito com terapia molecular pode trazer esperança para o tratamento de pacientes que sofrem com a perda de memória durante a velhice. O estudo foi desenvolvido por pesquisadores no Centro de Dependência e Saúde Mental em Toronto, no Canadá.

São inúmeros os estudos que estão sendo feitos sobre depressão e outros problemas cognitivos. Nesta semana foi noticiada a criação de um remédio, um tipo de spray nasal com ingredientes ativos da cetamina, muito usada para anestesia em animais. Estudos sobre Alzheimer, como a descoberta de uma região do cérebro que não é afetada pela doença, também tem ajudado pesquisadores a entenderem melhor essas patologias.

Por hora, o remédio com base na terapia molecular ainda está passando por testes em animais, mas a expectativa dos pesquisadores é para que em dois ano os testes em humanos também comecem. Segundo pesquisadores, o estudo, no futuro, também poderá impactar e melhorar a vida de pessoas que sofrem com depressão, esquizofrenia e até mesmo alzheimer.

“Hoje não existem medicamentos para tratar sintomas cognitivos, como a perda de memória que ocorrem na depressão, e outras doenças mentais durante o envelhecimento”, disse Etienne Sibille, do Centro de Dependência e Saúde Mental em Toronto e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

O desenvolvimento dessa nova droga se difere dos estudos anteriores pelo seu mecanismo. As moléculas usadas no estudo parecem melhorar os sintomas e ativar os receptores cerebrais prejudicados, e que causam a perda da memória, explica Sibille. As principais deficiências que o time de pesquisadores notou estava no sistema de neurotransmissores GABA —  conhecido por ser o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central.

No estudo, a terapia molecular foi administrada em doses únicas em modelos pré-clínicos, ou seja, ratos que foram induzidos, por estresse, à perda da memória. O resultado surpreendeu os pesquisadores, que notaram uma volta aos níveis normais de memória. Os testes também foram feitos em ratos mais velhos e o resultado também foi positivo.

“Nesse teste, o desempenho de ratos mais velhos é entre 50-60%. Ou seja, a memória basicamente não funciona. Mas apenas 30 minutos após a administração da droga nós notamos que a performance da memória dos ratos subiu para 80-90%, ou seja, quase o nível de um rato jovem”, disse Sibile ao jornal The Guardian.

Animado, o pesquisador Sibille explica que caso os testes em humanos se mostrem tão eficazes quanto os que estão sendo feitos em animais é possível que “qualquer pessoa com 55 anos ou mais e que sofra com problemas cognitivos possa se beneficiar do tratamento”, disse.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: