Governo federal formaliza intenção de privatizar parque de Jericoacoara; Estado é contra a decisão

Para o secretário de Turismo do Ceará, a iniciativa visa beneficiar empresas, sem planos concretos que tragam melhorias para a Vila de Jericoacoara.

Por Itallo Rocha, G1 CE

Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em 2002 e possui 8.416 hectares — Foto: Gustavo Pellizzon/SVM

O governo federal formalizou, nesta terça-feira (3), a intenção de conceder à iniciativa privada o Parque Nacional da Vila de Jericoacoara, no Ceará. A recomendação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos. O governo estadual é contra a decisão.

O Parque Nacional foi mencionado pelo governo federal, em agosto deste ano, dentre a lista de parques deste tipo que deveriam ser concedidos para a iniciativa privada. Na época, o secretário de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, Ricardo Wagner, afirmou não existir nenhum modelo de concessão desenhado, enquanto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão do parque, não quis se manifestar sobre o assunto.

Para o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, a iniciativa do governo federal visa beneficiar empresas, sem planos concretos que tragam melhorias para a Vila de Jericoacoara. “Nós somos contra a decisão, porque investimos muito dinheiro na região, sabemos administrá-la e não precisamos de intervenção”, aponta.

Pinho aponta ainda que o governo federal nunca procurou o Ceará para saber o que a gestão estadual pensava sobre o assunto e que os moradores e comerciantes do local também são contra a privatização do Parque. “Eles estão no meio de um infortúnio do governo federal e não têm tanto poder, mas nas audiências públicas nós não vamos deixar isso acontecer. A Vila de Jericoacoara é do Ceará, é nossa”, garante.

Ao G1, o secretário afirmou ainda que a unidade de conservação, atualmente de responsabilidade do ICMBio, do governo federal, “se encontra em um estado deplorável, por causa da má, ou melhor, pela falta de administração” do órgão ambiental.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: