Governo ‘não rasga dinheiro’ e pode aceitar ajuda internacional se Brasil gerir verba, diz porta-voz

Primeiro, Casa Civil disse que Brasil rejeitaria ajuda financeira do G7 para combater queimadas; depois, Bolsonaro impôs condições. Agora, Rêgo Barros afirmou que apoio deve ser ‘acolhido’.

Por Mateus Rodrigues, TV Globo — Brasília

O porta-voz da Presidência, Otágio do Rêgo Barros, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (27) — Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O porta-voz do presidente Jair Bolsonaro, Otávio Rêgo Barros, afirmou nesta terça-feira (27) que o governo brasileiro pode aceitar doações de países e organismos internacionais para combater queimadas na Amazônia desde que fique responsável por gerir os recursos.

Nesta segunda (26), o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou ajuda de cerca US$ 20 milhões por parte do G7, grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo.

Ainda na noite de segunda, porém, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou que o Brasil rejeitaria a oferta – a informação também foi divulgada pela Presidência da República. No entanto, nesta terça, Bolsonaro afirmou que aceitará a ajuda se Macron retirar o que ele chamou de “insultos” proferidos pelo presidente francês.

“Esses apoios e esses recursos financeiros devem ser acolhidos pelo governo brasileiro. E pelo governo brasileiro, pela governança brasileira, ser empregados”, afirmou o porta-voz de Bolsonaro na noite desta terça.

Mais cedo, o presidente da República recebeu os governadores de estados da Amazônia Legal.

Durante a reunião, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse que não é o momento de “rasgar dinheiro”. Os demais governadores também defenderam que o Brasil aceite a ajuda internacional.

“O governo não rasga dinheiro. Não rasga e não rasgará. Rasgar dinheiro não é uma coisa adequada em um governo que tem a austeridade como princípio maior”, respondeu Otávio Rêgo Barros.

Bolsonaro x Macron

Bolsonaro tem questionado os interesses do presidente francês e afirmado que Macron adota “tom sensacionalista” ao abordar o tema das queimadas na Amazônia.

Macron, por sua vez, diz que Bolsonaro mentiu sobre o clima e que o Brasil precisa de um presidente que se comporte “à altura” do cargo.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: