Cearense coordena Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste, Sudene, Dnocs, Codevasf e Chesf

Por Redação

O colegiado trabalhará para fortalecer todos esses órgãos que têm atuação na região

Na terça-feira, Roberto Pessoa participará de reunião com os presidentes da Câmara Federal e Senado, junto com deputados estaduais, para discutir pautas relacionadas ao BNBFOTO: José Leomar

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste, Sudene, Dnocs, Codevasf e Chesf  na Câmara Federal, o deputado Roberto Pessoa (PR), afirmou que o colegiado trabalhará para fortalecer todos esses órgãos que têm atuação na região.  Ele realizará duas reuniões com essas  instituições, uma em Brasília e outra em Fortaleza, para que elas apresentem agendas de intenções para os próximos anos.

Pessoa participa, nesta terça-feira (16/04), de reuniões do ParlaNordeste com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para discutir o fortalecimento do Banco do Nordeste (BNB). O parlamentar reconheceu o empenho dos deputados estaduais na luta em defesa do órgão, destacando que haverá articulação com os parlamentares da Câmara para que a instituição se fortaleça cada vez mais.

A Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste, Sudene, Dnocs, Codevasf e Chesf será instalada após a Semana Santa e terá como meta principal fortalecer os órgãos que atuam na região.

“Esse é um fórum permanente para defender esses órgãos. Vamos chamar todos os membros desses órgãos para que eles possam apresentar projetos de sua autoria ao Congresso Nacional. Vou convidar dirigentes, ex dirigentes, associação de funcionários”, disse o coordenador.

Segundo ele, além do encontro que acontecerá em Brasília, ele quer fazer uma reunião no Banco do Nordeste do Brasil para tratar do mesmo tema no Ceará.

“A agenda desses órgãos irá se fundir com as nossas. Eu quero, por exemplo, que o Dnocs seja o coordenador da Transposição do São Francisco no que diz respeito à área do semiárido. Ele também tem que ser o comandante da outorga das águas, porque hoje são os estados que fazem a outorga”.

De acordo com ele, a taxa que é cobrada para as outorgas pelos estados poderia, por exemplo, ser utilizada para se criar um fundo do Dnocs e da Codevasf. “As barragens do Dnocs não têm manutenção porque não existe dinheiro. E isso seria importante para o fundo, para manutenção das barragens”.

Na terça-feira, Roberto Pessoa participará de reunião com os presidentes da Câmara Federal e Senado, junto com deputados estaduais, para discutir pautas relacionadas ao BNB. Roberto Pessoa destacou a importância da mobilização dos membros da Assembleia Legislativa, destacando a necessidade de diálogo com os federais, que são os responsáveis pela aprovação das leis.

Reestruturação

Segundo ele, os deputados membros da Frente são contrários a qualquer tentativa de privatização da Chesf.  Segundo ele, órgãos como o Banco do Nordeste precisam ser mantidos. No caso do Dnocs, o parlamentar defende a reestruturação do órgão, que há anos vem sendo sucateado.

“O Dnocs está em 10 estados do País. Tem que fazer o concurso para que os concursados recebam a cultura de um órgão secular. No mundo, ninguém entende mais de psicultura do que o Dnocs. O Dnocs realizou a construção de barragens importantes, como a do Castanhão, Orós Banabuiú”.

“Estou muito confiante. Toda mudança de governo o Nordeste não avança porque vamos atrás do prejuízo. É como se fosse o bode colocado na sala.  Eles lançam negócio para tirar nossa energia, em vez de procurar desenvolver, e mantém o que eles têm”.

Cearenses na Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste, Sudene, Dnocs, Codevasf e Chesf

Coordenador – Roberto Pessoa (PSDB)
Membros: AJ Albuquerque (PP), André Figueiredo (PDT), Capitão Wagner (PROS), Célio Studart (PV), Denis Bezerra (PSB), Eduardo Bismarck (PDT), Genecias Noronha (SD), Heitor Freire (PSL), Idilvan Alencar (PDT), José Guimarães (PT), Júnior Mano (PR), Leônidas Cristino (PDT), Mauro Filho (PDT), Moses Rodrigues (MDB), Pedro Bezerra (PTB), Vaidon Oliveira (PROS)

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: