Moro anuncia sistema nacional de dados sobre criminalidade no país

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, dados nacionais vão permitir ao governo traçar políticas públicas de prevenção e redução de crimes.

Por Gabriel Palma, TV Globo — Brasília

O ministro Sérgio Moro durante o lançamento da plataforma de estatísticas no Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta sexta-feira (15) — Foto: Isaac Amorim/MJSP

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta sexta-feira (15) um sistema com dados de homicídios, roubos, furtos e outros crimes cometidos em todo o país desde 2015.

O sistema, disponível no site da pasta, reúne informações de boletins de ocorrência de todos estados e do Distrito Federal. Os dados são enviados ao ministério, que analisa e valida os números antes da publicação.

Neste momento, as informações disponíveis são de 2015 até outubro de 2018. De acordo com o ministério, atualizações com dados mais recentes serão feitas sempre na primeira quinzena de cada mês. Há previsão de que outras modalidades de crime sejam incluídas nas estatísticas.

Estão disponíveis no sistema estatísticas sobre os seguintes crimes:

Homicídio doloso;

Roubo de veículo;

Furto de veículo;

Roubo de carga;

Roubo a instituição financeira;

Estupro;

Lesão corporal seguida de morte;

Latrocínio;

Tentativa de homicídio.

Desde o começo de 2018, o G1 tem uma ferramenta similar que monitora mês a mês os dados de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

O projeto, dentro do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, está mais atualizado que a nova plataforma apresentada pelo governo. Os dados de 2018 já estão fechados (o sistema apresentado nesta sexta pelo ministério tem números até outubro apenas).

Políticas públicas

No lançamento da plataforma do governo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que a partir da ferramenta, o governo terá “bases mais sólidas para políticas de prevenção e redução” de crimes com a publicação desses dados.

“Não é possível traçar políticas públicas consistentes em qualquer área, e isto inclusive na área de segurança pública, sem que nós tenhamos informações consistentes disponíveis. Com essas informações nós conseguimos bases mais sólidas para traçar políticas públicas de prevenção e redução desses crimes”, afirmou o ministro.

Envio de informações

Segundo o ministério, uma lei sancionada em 2018 condiciona o envio de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) ao fornecimento e atualização dos dados de segurança pública pelos estados e pelo Distrito Federal.

Segundo o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, até o ano passado, três estados não estavam fornecendo dados para o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: