Bolsonaro e presidente do Paraguai se reúnem no Palácio do Planalto

Construção de pontes entre os países, agenda econômica e situação da Venezuela estão na pauta do encontro. Depois, Bolsonaro oferecerá um almoço a Mario Abdo Benítez no Itamaraty.

Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília

Bolsonaro cumprimentou Abdo na entrada do Palácio do Planalto, antes de seguir para uma reunião com o presidente paraguaio — Foto: Guilherme Mazui/G1

O presidente Jair Bolsonaro recebeu o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, para uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (12).

Abdo chegou ao Planalto por volta de 10h40, passou as tropas em revista e subiu a rampa do palácio, onde era aguardado por Bolsonaro. Os chefes de Estado acompanharam a execução dos hinos dos dois países e posaram para fotos.

Após a recepção, Bolsonaro e Abdo seguiram para uma reunião privada. Após a reunião, a previsão é de um encontro ampliado, com a presença de ministros dos dois governos.

A agenda prevê ainda uma declaração à imprensa dos dois presidentes e um almoço oferecido por Bolsonaro em homenagem a Abdo no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, de acordo com o o MRE. Já o Paraguai abriga a segunda maior comunidade brasileira no exterior, estimada em cerca de 330 mil pessoas.

Os dois países integram o Mercosul, bloco sul-americano que também é composto por Argentina e Uruguai.

Temas

Segundo o MRE, a agenda econômica bilateral, o combate a crimes nas fronteiras, a construção de pontes entre os dois países (uma no Paraná e outra no Mato Grosso do Sul) e a situação da Venezuela entraram na pauta das reuniões desta terça.

Brasil e Paraguai estão entre os países que não reconhecem o atual mandato de Nicolás Maduro como presidente venezuelano e apoiam o líder opositor e autodeclarado presidente interino Juan Guaidó.

Bolsonaro e Abod receberam recentemente Guaidó, que realizou um tour pela América do Sul a fim de aumentar a pressão internacional contra Maduro.

Já a Presidência do Paraguai informou que um dos temas do encontro é a renegociação do anexo C do tratado que viabilizou a construção da usina de Itaipu. O “anexo C” em 2023 trata da parte fin

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: