05 enem ceara

Candidatos do Enem na Uece entram para o local de prova após abertura dos portões (Foto: Gioras Xerez/G1)

Candidatos realizam neste segundo dia de Enem provas de matemática, física, química e biologia.

Por Gioras Xerez, G1 CE

A segunda etapa do Enem 2017 começa neste domingo (12) com cerca de 260 mil candidatos no Ceará. Na Uece, maior concentração de candidatos do Enem no Ceará, o G1 conversou com candidatos com 50 anos ou mais que tentam trabalho qualificado e melhora no padrão de vida.

Eles têm dois empregos, cuidam de filhos e sobrinho, de quem recebem ajuda na hora dos estudos, e sonham com um curso superior e um salário melhor para garantir uma velhice mais confortável. Confira o relato dos candidatos.

O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituiçoes de Portugal. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o gao kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

05.1 enem ceara

Cláudia Nunes dos Santos, 50 anos, trabalha vendendo bombons e tenta Enem pela segunda vez (Foto: Gioras Xerez/G1)

Trabalho na madrugada antes da prova

A moradora do Parque São José Cláudia Nunes dos Santos, de 50 anos, é um exemplo de batalhadora que tenta um emprego melhor por meio de um curso superior. Atualmente ela tem dois emprego e trabalhou até 3h da madrugada na noite antes do Enem, mesmo assim, chegou cedo ao local de prova.

“Depois do trabalho só passei em casa e vim para a Uece, mas estudei bastante com ajuda da filha e estou confiante de que vou passar”, diz.

Alfabetizado para o Enem

05.2 enem ceara

Joaquim Lopes Araújo, candidato do Enem (Foto: Gioras Xerez/G1)

O cearense Joaquim Lopes Araújo quer tentar uma vida melhor se qualificando e tentando uma vaga no curso de administração. Ele conta que teve que começar do zero e aprendeu a ler e a escrever há seis anos. Neste ano, ele tenta o Enem pela terceira vez para tentar ingressar em um curso de administração.

“Estou nessa luta faz seis, sete anos. Nesse tempo terminei o fundamental e o ensino médio e agora tento o Enem. No ano passado eu quase passava, fiquei até surpreso, mas nesse ano vai dar certo, gostei muito da redação”, diz, confiante.

Incentivo dos filhos

05.3 enem ceara

Maria Lúcia Vasconcelos, 50 anos, recebeu apoio do filho e sobrinhos para estudar para o Enem (Foto: Gioras Xerez/G1)

Maria Lúcia Vasconcelos, 50 anos, contou com a apoio dos filhos e sobrinhos para voltar a estudar e tentar uma vaga em pedagogia. “Gostei do primeiro de provas, apesar dos textos longos”. Nesse domingo, o desafio é matemática, física, química e biologia.

“É a primeira vez que eu tento Enem. Sempre quis fazer a prova é não tinha coragem. Família foi quem deu força e estudei com sobrinhos e filhos. Muito bom e foi experiência boa.”

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: