Demontier Tenório

Morreu por volta das duas horas da madrugada desta segunda-feira no Hospital Monte Klinikum em Fortaleza, a Senadora Alacoque Bezerra vítima de complicações cardíacas. Na noite da última sexta-feira, ela sofreu um infarto em sua residência no centro de Juazeiro do Norte e foi socorrida às pressas para a capital cearense em uma aeronave UTI no Ar. Nesse período, viveu momentos de altos e baixos no seu quadro clínico até o coração parar de bater.

Alacoque nasceu no dia 10 de Fevereiro de 1921 e era uma espécie de professora emérita da rede estadual de ensino quando teve a oportunidade de coordenar a educação em nível de Cariri na condição de delegada regional da Secretaria de Educação do Ceará. Ela jamais escondeu o amor por Juazeiro do Norte, sua terra natal, e pelo Padre Cícero Romão Batista de quem era devota. Oriunda de uma família política com grande influência no Ceará, sempre teve uma vida discreta.

Todavia, quando foi chamada a participar da política não se furtou. A eleição de Virgílio Távora para o Senado da República no dia 15 de novembro de 1982 pelo PDS trazia consigo os suplentes José Afonso Sancho e Alacoque Bezerra. Seis anos depois, Virgílio morreu ensejando a efetivação do primeiro suplente. Meses depois, o empresário José Afonso se licenciou do senado e Alacoque foi empossada pelo então presidente do Congresso Nacional, Senador Nélson Carneiro, como primeira mulher nordestina a tomar assento naquela casa. 

Ela exerceu o mandato entre os dias 18 de outubro de 1989 até 15 de fevereiro de 1990 reforçando sua luta em prol da educação quando apresentou projetos pela regulamentação do piso salarial para o magistério e defendeu a qualificação da merenda escolar. Em Juazeiro, ela ganhou homenagens como o nome de uma rua na Vila Santo Antonio e um pólo de ensino na Colina do Horto. Quando completou 90 anos, a mesma foi surpreendida em casa com uma festa simples, mas recheada de amor e carinho dos parentes e amigos.

Houve canto de parabéns, corte do bolo, um jantar no Sitio Salgadinho, onde a senadora nasceu, uma sessão de fotografias e a presença do cantor Nando Cordel. O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), César Asfor Rocha, genro de Alacoque, veio de Brasília especialmente para homenageá-la. Bastante lúcida e sorridente, tomou café da manhã com os filhos, netos e bisnetos. A “Madrinha do Juazeiro”, como era carinhosamente chamada, não conseguiu esconder a alegria. O corpo está sendo aguardado em Juazeiro e deve ser velado no Casarão da família na Rua Padre Cícero.

Filha de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra de Menezes, Alacoque foi a primogênita de sete irmãos: Leandro Bezerra (o primeiro a falecer em abril de 1991), Adauto e Humberto Bezerra, Neide, Orlando (já falecido) e Ivan Bezerra. Casou-se com José Maria de Figueiredo, com quem teve três filhos: Amélia Maria, Ivanhoé e Magda. Boa parte dos parentes ingressou no mundo político a partir de Leandro Bezerra que foi vereador em Juazeiro do Norte.

O Coronel José Adauto Bezerra foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador do Ceará. O também Coronel Francisco Humberto Bezerra foi deputado federal, prefeito de Juazeiro e vice-governador do Ceará. Orlando Bezerra de Menezes foi vereador e prefeito de Juazeiro, deputado estadual e deputado federal, o filho deste Jarbas Bezerra, deputado estadual. O filho de Leandro, José Arnon Cruz Bezerra de Menezes – deputado estadual, vice-prefeito de Juazeiro e deputado federal, e o irmão deste acaba de se eleger vice-prefeito de Juazeiro.   

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

One Reply to “Juazeiro do Norte-CE: Morre aos 91 anos a senadora Alacoque Bezerra”

  1. José silverlan pereira estevão (NEGO) disse:

    PARABENIZO O TRABALHO BRILHANTE DO MEU AMIGO DEMONTIER TENÓRIO NA VALE, E CONCORDO COM SUAS PALAVRAS. E DEIXO AQUI MEUS SENTIMENTOS PARA ESSA GRANDE MADRINHA DE NOSSA CIDADE,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: