Reunião discute o tombamento do “Pau de Arara”

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), participou nesta semana da reunião com representantes religiosos e do Departamento de Trânsito para discutir tornar a tradição do uso do “pau de arara” nas romarias, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, segundo o Projeto de Lei nº 3643/2015. O encontro aconteceu no Círculo Operário São José.

A reunião foi conduzida pela Pastoral de Romaria dos Santuários de Juazeiro do Norte. Representando a Setur, esteve presente a Coordenadora de Romarias da Setur, Leda Barros.

O assunto levanta várias questões delicadas quanto a liberação da circulação do transporte, sobretudo no quesito segurança, já que o veículo é destinado a transporte de cargas, sendo o transporte de passageiros proibida no Ceará. Diante dessa realidade, a proposta do Projeto apresentado é uma adaptação do veículo para que ele tenha condições de conduzir o romeiro de forma segura e mais confortável.

O Projeto tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, desde 2015. O projeto será encaminhado ao Senado Federal e logo após para a sanção presidencial, e espera que até julho deste ano seja obtida a aprovação. “Para as romarias, este modelo de transporte prevalece até hoje, sendo considerado parte do processo, envolvendo toda uma mística, uma vez que o percurso é permeado de cânticos e orações, num clima de preparação para as atividades na Basílica”, justifica.

O diálogo, segundo o motorista do estado de Alagoas, Valdeir Davi, foi proveitoso e mostrou o compromisso e respeito com quem vive a experiência da romaria. “Nós nos preparamos todos os anos, durante meses, para essa vivência que é profundamente cultural. É bom contar com o apoio de representantes políticos que nos entendem”, disse.

Foto  – Elizangela Santos

juazeirodonorte.ce.gov.br

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: