Saúde intensifica prevenção das arboviroses

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), vem realizando trabalho constante de combate ao mosquito Aedes aegypti e de prevenção às doenças que são transmitidas por ele, que são as arboviroses dengue, zika e chikungunya.

Em 2019, até o momento, foram notificados no Município 282 casos de dengue, sendo 25 confirmados, 164 descartados e 93 estão em investigação. Já de zika e chikungunya não houve nenhuma notificação.

Apesar de ter havido um aumento de casos de dengue confirmados comparado ao ano de 2018, o Município se encontra em situação segura em relação às arboviroses, levando-se em conta os números de notificações e da população. O aumento nos casos de dengue segue ainda tendência estadual e nacional.
O trabalho de prevenção das arboviroses é realizado de forma conjunta pelos setores de Vigilância em Saúde, Núcleo de Controle de Endemias, Vigilância Epidemiológica e Mobilização Social da SESAU. São ações tanto de rotina, como intensificação das visitas dos Agentes de Endemias à procura dos focos do Aedes, como de educação em saúde junto às comunidades onde há registros de casos e elevados índices de infestação do mosquito.

Além disso, no mês de junho, começou a ser instalado no Município o Sistema de Monitoramento Integrado do Aedes – M.I. Aedes, que através de 570 armadilhas distribuídas pela cidade permitirá localizar os pontos com maior infestação do mosquito, se ele está infectado e qual vírus ele carrega, possibilitando ações estratégicas para redução da transmissão das arboviroses, uma vez que será possível saber onde está ocorrendo circulação viral antes que o vírus chegue aos seres humanos.

A diretora da Vigilância em Saúde, Evanusia de Lima, destaca ainda que a colaboração da população para redução dos casos de dengue segue sendo imprescindível. “É um trabalho que tem que ser contínuo, de alertar, educar, conscientizar a população da importância de fazer a sua parte, dentro das suas casas, de manter coberto reservatórios que possam acumular água. Por isso a gente conclama a população para que juntos a gente consiga realmente evitar a transmissão dessas doenças”, afirma.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: