Realizada no Hospital São Lucas primeira cirurgia de Retinopatia da Prematuridade na região do Cariri

Na última quinta-feira (28), foi realizado no Hospital Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte, o primeiro procedimento cirúrgico de Retinopatia da Prematuridade (ROP) na região do Cariri. No Estado do Ceará existe apenas um aparelho para realização do procedimento, pertencente à ONG CAVIVER, que disponibiliza o equipamento para a realização dos tratamentos.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por intermédio da Secretaria da Saúde, trouxe de Fortaleza até o Município o médico oftalmologista e especialista em retina, Samuel Montenegro Pereira, para realizar o procedimento no bebê que nasceu com 24 semanas, pesando 890 gramas e que está na UTI Neonatal do São Lucas há 90 dias, pesando atualmente 1.800 gramas. O procedimento foi bem sucedido e o recém-nascido segue em tratamento na UTI Neonatal.

A ROP é a principal causa de cegueira na infância e acomete principalmente recém-nascidos menor ou igual a 32 semanas e/ou menor ou igual a 1.500g. No Brasil, calcula-se que mais de 15 mil nascidos prematuros, sobreviventes a cada ano, estão dentro do grupo de risco para o aparecimento da ROP, gerando uma expectativa de cegueira pela doença entre 500 a 1.500 pacientes.

Foto: Samuel Macedo

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: