Presidente da Itália confirma coalizão e reconduz Conte ao cargo de primeiro-ministro

Coalizão entre os rivais Movimento 5 Estrelas (M5E) e o Partido Democrata (PD) evitou a convocação de novas eleições. Conte renunciou após manobra de Salvini para tentar assumir o posto de premiê.

Por G1

Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, fala com a imprensa nesta quinta-feira (29) após uma reunião com o presidente italiano. Ele foi reconduzido ao cargo para formar um novo governo — Foto: Filippo Monteforte / AFP

O presidente italiano, Sergio Mattarella, reconduziu formalmente nesta quinta-feira (29) Giuseppe Conte ao cargo de primeiro-ministro para formar um novo governo. A coalizão entre os rivais Movimento 5 Estrelas (M5E) e o Partido Democrata (PD), de centro-esquerda, evitou a convocação de novas eleições.

A crise política na Itália começou quando o líder do partido Liga (extrema-direita) e ministro do Interior, Matteo Salvini, entrou com uma moção de desconfiança contra o governo Conte. Salvini exigiu a convocação de eleições antecipadas (3 anos e meio antes do previsto) em uma manobra que ele imaginou que o levaria ao cargo de primeiro-ministro.

Porém, Conte renunciou ao cargo de premiê, o que deu mais tempo ao Movimento 5 Estrelas, maior vencedor das eleições de 2018, para buscar a permanência no governo.

Na Itália, partidos populista e de centro-direita fecham acordo para formar governo

Nova aliança

Liderado por Luigi di Maio, o Movimento 5 Estrelas, grupo antissistema com políticos de diversas matizes do espectro político, afastou-se do partido nacionalista Liga. A crise o aproximou do Partido Democrata (PD), liderado por Nicola Zingaretti.

Antes opositor ferrenho ao governo, o PD aceitou conversar com o 5 Estrelas. Ambos admitiram a possibilidade de ceder em certos pontos para evitar que Salvini conseguisse chegar ao poder.

O 5 Estrelas, por exemplo, impôs como condição a redução no número de integrantes no Parlamento. Por outro lado, o PD propôs aos antigos rivais uma flexibilização na acolhida de imigrantes.

Nesta quinta, Conte foi cedo ao Palácio Quirinale, sede da presidência do país, convocado por Mattarella, após realizar duas rodadas de consultas com as forças políticas desde que o primeiro-ministro renunciou em 20 de agosto.

Um porta-voz da Presidência anunciou, após uma hora de reunião, que Mattarella “confiou a Conte a formação de um governo” e que ele aceitou.

A convocação de Conte nesta quinta para uma consulta foi um rito considerado antessala para a nomeação ou, neste caso, recondução do primeiro-ministro ao cargo.

Abaixo, veja perguntas e respostas sobre o que deve acontecer nos próximos dias e semanas na Itália:

Quando o governo será formado?

Conte deverá voltar a se reunir com Mattarella quando tiver uma lista de ministros em mãos. Isso provavelmente vai demorar alguns dias, nos quais Conte vai redigir um esboço de quais serão as políticas da nova coalizão entre o 5 Estrelas e o PD.

Quando o governo começará a funcionar?

Se Mattarella não fizer objeções a nenhum dos ministros a serem nomeados, eles devem assumir no palácio na semana que vem. Depois disso, Conte precisará passar por um voto de confiança nas duas casas parlamentares.

Ainda há obstáculos?

Sim. As negociações entre o 5 Estrelas e o PD foram apressadas e marcadas por disputas, que devem voltar a acontecer nas disputas tanto por cargos como pela redação do plano de governo. Os dois partidos têm noções muito diferentes do que é uma política ideal em muitas áreas, como reforma da Justiça e economia.

O voto online do 5 Estrelas

Na terça-feira (27), o 5 Estrelas anunciou que iria colocar sua proposta de coalizão com o PD para ser votada pelos seus membros, em linha com o ideal do partido de democracia direta.

Essa votação, que deve acontecer em uma plataforma do partido chamada Rousseau, poderia acabar com o acordo – muitos dos apoiadores do 5 Estrelas enxergam o PD como o símbolo da corrupção do establishment italiano.

As pesquisas de opinião entre os filiados do 5 Estrelas sugerem que o resultado será apertado, e que depende, em parte, da construção das frases que farão o questionamento.

O 5 Estrelas afirmou que o voto acontecerá depois do esboço de um programa em comum, mas antes de Conte voltar a se encontrar com Mattarella com sua lista de ministros.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: