Corpos de escaladores brasileiros não podem ser retirados do Monte Fitz Roy, na Argentina

Pertences deverão ser entregues às famílias do mineiro Leandro Iannotta e do capixaba Fabrício Amaral esta semana.

Por Thais Pimentel, G1 Minas — Belo Horizonte

As roupas, documentos e equipamentos do escalador Leandro Iannotta, que morreu durante escalada no Monte Fitz Roy, na Argentina, deverão ser entregues à família dele nesta semana. Os corpos do mineiro e do seu colega capixaba Fabrício Amaral foram encontrados no dia 3 de fevereiro, após duas semanas de buscas.

“Não tem como removê-los da montanha. Todos os pertences estão sob custodia da polícia local. Eles devem ser liberados para gente buscar. Temos um amigo lá que vai se encarregar disso”, disse o cunhado de Leandro, Marcelo Carvalho.

Brasileiros desaparecem em monte argentino Fitz Roy — Foto: Divulgação/ Luciana Amaral

Os brasileiros começaram a subida no dia 16 de janeiro. O retorno estava previsto para acontecer no dia 20, mas no dia 19 uma frente fria atingiu a montanha.

Escalar as paredes quase verticais do Fitz Roy exige muita técnica e os montanhistas, com mais de 20 anos de experiência, sentiam que estavam preparados para enfrentá-las.

“A primeira investida foi incrível, caminhada longa por trilha, atravessar um glaciar até o ‘Passo Superior’ para depois escalarmos a Brecha dos Italianos, aproximadamente 250 metros de neve e rocha até a Silla, foi difícil identificar a base da via Franco Argentina e com o vento forte que vinha do Cerro Torre, decidimos descer e esperar a próxima Janela, aprendendo a cada dia e em quanto isso, sigo pedindo ao Anjo da guarda escalador uma força! Vamooo”, disse Leandro em seu perfil no Instagram no dia 14 de janeiro, dois dias antes da chegada ao Fitz Roy.

As buscas pelos amigos começaram em 21 de janeiro. O Fitz Roy é considerada uma das montanhas mais perigosas do mundo. Lá acontecem mudanças repentinas de tempo e as temperaturas baixam rapidamente para cerca de -15ºC, com ventos de até 140 km/h.

Leandro era casado e pai de um menino de cinco anos de idade.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: