Venezuela vive dia de protestos contra e a favor de Maduro

Manifestações foram convocadas no dia que marca a comemoração simbólica do 20º aniversário do governo chavista.

Por RFI

Opositores se reúnem em protesto contra Maduro na Venezuela

Vanezuela tem dia de manifestações contra o governo de Maduro — Foto: AP Photo/Fernando Llano

Os opositores venezuelanos, liderados pelo autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, saíram às ruas neste sábado (2) em protesto contra Nicolás Maduro. Os partidários do chefe de Estado também se mobilizaram em Caracas.

As duas manifestações foram convocadas para começar ao mesmo tempo (12h pelo horário de Brasília), e a escolha da data dos protestos não é um acaso. Esse sábado marca a comemoração simbólica do 20º aniversário do governo chavista.

A marcha da oposição tem como objetivo pedir a saída de Maduro do poder. Segundo Guaidó, os manifestantes querem enviar “uma mensagem à União Europeia (UE)” para agradecer “a todos os países que em breve vão nos reconhecer”. Os opositores se reuniram em frente à sede da UE no leste de Caracas, como um sinal aos países (França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Portugal e Holanda) que lançaram um ultimado para que Maduro aceite organizar “eleições livres”.

Guaidó, de 35 anos, se autoproclamou presidente depois que a Assembleia Nacional declarou Maduro “usurpador” após assumir, em 10 de janeiro, um segundo mandato considerado ilegítimo por ser resultado de eleições “fraudulentas”. Mas Maduro, 21 anos mais velho que seu adversário, conta com a China e a Rússia e diz ser vítima de um golpe de Estado, no qual Washington usa Guaidó como “fantoche”.

“Rua e mais rua para defender a pátria e a revolução”, lançou Maduro a seus seguidores, que estarão concentrados na Plaza Bolivar, no coração de Caracas, a 10 km da sede da UE.

General da Aeronáutica apoia Guaidó

O general da divisão da Aviação venezuelana Francisco Yánez não reconheceu o presidente Nicolás Maduro em um vídeo divulgado neste sábado nas redes sociais. Com a mensagem ele se torna o militar na ativa de mais alto escalão a reconhecer o presidente autoproclamado Juan Guaidó.

“Me dirijo a vocês para informá-los que não reconheço a autoridade ditatorial e autoritária de Nicolás Maduro e reconheço o deputado Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela”, declarou Yánez, que aparece uniformizado no vídeo, em um local desconhecido.

Yánez, diretor de Planejamento Estratégico do alto comando da Aviação, na base aérea de La Carlota (Caracas), assegurou que “90%” da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) “não estão com o ditador, estão com o povo da Venezuela”.

A cúpula da Força Armada declarou em várias ocasiões sua lealdade absoluta a Maduro. A Aviação Militar publicou em sua conta no Twitter uma foto de Yánez com a palavra “traidor”.

“Manifestamos o nosso mais enérgico rechaço à atitude criminosa” de Yánez, “que trai seu juramento de lealdade à pátria, à institucionalidade e ao nosso comandante em chefe, Nicolás Maduro”, escreveu o general Juan Teixeira, comandante da Defesa Aeroespacial da FANB.

“A transição à democracia é iminente. Continuar mandando a Força Armada seguir reprimindo o nosso povo é continuar com as mortes de fome, de doenças e, Deus me livre, de combates entre nós mesmos”, advertiu Yánez. “Convido todo o povo da Venezuela a sair pacificamente às ruas e defender o nosso presidente Juan Guaidó. Aos meus companheiros de armas, peço que não deem as costas ao povo (…), não reprimam mais”.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: